Mais inclusão na final do Campeonato Carioca de Futebol
Na torcida pela inclusão, o futebol abraça a causa neste sábado, 1º de abril, na final do Campeonato Carioca 2023. A iniciativa ganhou o apoio do Flamengo e do Fluminense, que disputam o título no Maracanã. Os times entram no gramado acompanhados de crianças que são do espectro autista. O estádio será iluminado de azul e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) se juntou à iniciativa com uma novidade: até a bola da partida ganhou uma edição exclusiva, com a imagem do laço de quebra-cabeças, símbolo do autismo.

A homenagem é uma iniciativa do Governo do Rio, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, e em ação conjunta com a Suderj, no mês de conscientização do autismo.
"Conscientizar a população sobre a importância de sermos mais inclusivos é um caminho necessário para que tenhamos uma sociedade melhor e que ofereça a todos, sem distinção, ambientes públicos mais convidativos. O Abril Azul se torna mais conhecido a cada ano e o esforço do esporte, com toda a sua capilaridade, é exatamente esse, trazer mais informação e construir na sociedade uma rede de apoio para todas as famílias e pessoas com autismo", destacou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.