top of page

Maricá tem 54 medalhas na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

Foto: Reprodução

Alunos do Ensino Fundamental de 48 escolas da rede municipal de educação conquistaram 54 medalhas (ouro, prata e bronze) na 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que também engloba a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2022. Os projetos têm por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.


A MOBFOG é realizada anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), com participação de alunos do ensino fundamental e médio em todo território nacional.


Recordista da rede municipal com 34 medalhistas, a Escola Municipal Mata Atlântica, em Itaipuaçu, optou por participar com um maior número de inscritos no MOBFOG, uma vez que já desenvolvia projetos de robótica espacial com seus 145 alunos que vão desde o maternal (2 anos) ao 5º ano do Ensino Fundamental (12 anos).


Equipada com o conjunto tecnológico entregue a todas as escolas, a unidade possui um gabinete móvel com capacidade de guardar 30 notebooks, tela interativa, lousas digitais, impressora 3D, mesa do alfabeto, mesa da descoberta, entre outros equipamentos que auxiliam no aprendizado dos alunos.


“Dentro da proposta da OBA nós usamos o carrinho, os computadores, as lousas digitais para que as crianças pudessem estudar o conteúdo de astronomia para fazerem parte do projeto. Tem todo o trabalho que é feito para eles realizarem a prova, aprenderem a construir o foguete e calcular quantos metros o artefato deles conseguiu avançar. Acho que por isso que tivemos 31 medalhas no MOBFOG”, disse a diretora da unidade, Gláucia Viana.