top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Maricá: Unidos do Saco das Flores homenageia cantor Manhoso

Integrante do grupo especial das escolas de samba de Maricá, a GRES Unidos do Saco das Flores é a quinta agremiação a atravessar a Passarela Adélia Breve, no Centro de Maricá, na terça-feira de carnaval, dia 13/02. Fundada em 2004, a Saco das Flores, que sempre apresenta enredos que falam sobre a África, resolveu inovar e, dessa vez, presta uma homenagem ao saudoso cantor e compositor mineiro Edson Correia da Fonseca, o Manhoso, que morava em Maricá e tornou-se conhecido nacionalmente em 1960, após se apresentar como cantor de sátiras sertanejas no programa de Flávio Cavalcanti, na extinta TV Tupi.

Irreverente e figura ilustre em Maricá, Manhoso chamava a atenção pelas letras e rimas de duplo sentido. Entre 2006 e 2016 integrou o elenco do programa humorístico Companhia do Riso na Super Rádio Tupi. Faleceu aos 87 anos no Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, no dia 07/01/2023, após ser submetido a uma cirurgia por conta de um AVC e complicações pós cirúrgicas.


“Ele só falava nisso. Até quando passou por um período internado, meu pai falava que ia ser homenageado pela escola. Então, para a gente da família, isso é muito importante. Se Deus quiser, a gente vai estar presente lá pra ver a escola passar. E essa é uma forma de manter a história dele, que é muito bonita e bacana, viva. E transmitir a alegria que era o que ele gostava de fazer, cantar e alegrar o pessoal”, declara Edinho Manhoso, filho do homenageado.


Ao todo, serão 500 componentes divididos por 14 alas, cerca de 80 ritmistas, dois casais de mestre-sala e porta-bandeira e três carros alegóricos. Todos com muito brilho e alegria, para que a escola conquiste o primeiro lugar.


“Nós queríamos homenagear o Manhoso em vida. Falar de uma pessoa de Maricá, que é importantíssima para a cidade e que todo mundo conhece. Esse seria o enredo de 2023. Conversamos com ele, que ficou muito maravilhado e garantiu que ia desfilar com a gente. Mas aí o desfile não aconteceu e o Manhoso faleceu. Esse ano, decidimos manter a homenagem, dando uma importância ainda maior. Vai ser mais um sonho realizado, uma emoção muito grande para a gente poder falar de Manhoso, então eu estou bastante emocionada e feliz”, explica Idineide Silva, que é presidente da Unidos do Saco das Flores há cerca de oito anos, quando o marido se afastou da função e frequentou muito o “Forró do Manhoso”.


“A gente sonha com esse retorno do desfile das escolas de samba da cidade desde 2020, quando veio a pandemia e arrebentou com tudo, então é muita expectativa. A gente vai passar pela avenida deixando tudo que pode e mais um pouco”, completa Bruno Duné, diretor de carnaval.


Sobre a GRES Saco das Flores


Cores: Amarelo, preto e azul

Presidente: Idineide Silva

Vice-presidente: Wilson Ricardo

Diretor-geral de harmonia: Serginho

Direção de Carnaval: Bruno DuNé, Claudio Fabri, Lion e Chico Correia

Carnavalesco: Flávio Nunes

Mestre de bateria: Mestre Felício

Primeiro casal de Mestre Sala e Porta Bandeira: Fabrício e Giovana

Coreógrafa da comissão de frente: Karen

Rei: Júnior

Rainha: Ana Cristina

Princesa: Anna Júlia

Passista: Vitor Pimenta

Intérpretes: Matheus Gaúcho e Zé Negão

Compositores: Baby do Cavaco, Luizinho da Mumbuca, Pedro Ivo e Celso Branco


Conheça a letra do samba-enredo:


“É na dança do escorrega que a coruja vai forrozear e sambar gostoso. Abriu-se as cortinas, o Show vai começar, vem aí o rei Manhoso!”


É “Bão” demais!

Cantar a vida desse homem genial!

Ao som da sanfona, viola e zabumba

Vai mineirinho, nas asas da minha coruja.

Cai no “mundão” deixa a saudade pra trás.

No disco toca um “arrasta pé”

O coro come tá “chovendo muié”

E lá vem prosa, lá vem piada

Vem se acabar em gargalhada.

Nas ondas do rádio ele dá um show

Nos palcos tem riso, magia e humor

No seu paraíso tem Eva e Adão

“Tico mia” na sala “tico mia” no chão

Vai ligando a TV

Ô minha gente o caipira está no ar

Com seu jeitão, encantou pais afora

“Forrozeou” em festa de pião e nossa senhora

Bravo artista popular

Herança, pra nova geração

O povo diz no pé

E bate coxa no salão

Hoje tem samba e Forrozão a poeira vai subir

Saco das Flores vem te aplaudir

Chegou manhoso Rei da folia

Arrocha bem gostoso até raiar o dia


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maricá


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page