top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Maricá: agricultores são capacitados em sistemas agroflorestais

Sistemas agroflorestais voltados para a agricultura familiar local foram tema de mais uma capacitação para agricultores locais ofertado pelo Inova Agroecologia Maricá, na Fazenda Pública Joaquin Piñero. O programa é uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) por meio da Biotec.

Foto: Leonardo Fonseca / Prefeitura de Maricá

Anelise Dias, professora do departamento de Agrotecnologias e Sustentabilidade da Universidade Rural do Rio de Janeiro, explicou que o curso focou na restauração produtiva de pequenas propriedades rurais. Todas as práticas seguem o regulamento técnico e os princípios da agroecologia.


“Nosso foco é trabalhar com o sistema agroflorestais diversificados, estratificados, e voltados para agricultura familiar como uma base social importante, com produção para o alto consumo e também para comercialização de excedente com foco na venda direta e sobre o manejo orgânico”, comentou a professora.


Melhor aproveitamento da terra


Na aula, os participantes viram na prática o desenho de um sistema e também puderam entender mais sobre os cultivos, a resistência e a importância dessas plantas. Para Esther Mariana Flaeschen, superintendente da Biotec Maricá, o sistema é interessante para o agricultor: “A gente sabe que as nossas propriedades de Maricá são pequenas. Então nesse sentido a gente tem um melhor aproveitamento da Terra”.


Os sistemas são consorciados com espécies arbóreas, e ao mesmo tempo que o produtor está esperando a árvore crescer, o que demanda mais tempo, ele já consegue uma colheita de um abacaxi, milho ou até mesmo uma mandioca, segundo a superintendente.


“É um sistema que vai favorecer bastante os agricultores de Maricá, porque é uma inovação, nesse sentido de aproveitamento diário dos recursos e também da diversidade. A gente sempre foca no espelhamento da diversidade e o quanto isso é importante para os sistemas de base agrícola que tem a intenção de trabalhar agrofloresta”, acrescentou Esther.


Quem sabe plantar, colhe


Depois de aposentado, Washington Joaquim Ferreira encontrou na agricultura um hobby e um novo estilo de vida. Em seu sítio no Espraiado, ele planta aipim, bananas, limão, laranja para consumo próprio e presentear amigos. Tudo de forma orgânica com plantio direto. Ele participa de diversos cursos realizados pelo programa Inova Agroecologia Maricá.


“Eu faço isso para me distrair um pouco e assim a gente vai vivendo e esses cursos são muito bem-vindos. Os cursos aqui são excelentes, o pessoal também é muito bacana. Tem uma boa receptividade, são companheiros. Quem puder participar dos cursos vai aprender muito. E conhecimento nunca é demais”, disse Washington.


Regenera Mata Atlântica


O curso sobre sistemas agroflorestais recebeu a participação e parceria do programa da UFRRJ Regenera Mata Atlântica, que tem o objetivo de trabalhar a restauração produtiva com os agricultores familiares e pequenos proprietários de imóveis rurais.


O programa trabalha a recomposição, a restauração de áreas de preservação permanente e outras áreas protegidas como aliado à agricultura, desenvolvendo sistemas com as espécies nativas da mata Atlântica e espécies agrícolas também de interesse econômico.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maricá


Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page