MEC aciona PF para investigar ameaças a universidades no país

O Ministério da Educação (MEC) irá acionar a Polícia Federal sobre ameaças contra universidades federais divulgadas em redes sociais e aplicativos de mensagens. Segundo o ministro Leonardo Barchini, a pasta está preocupada que "essa violência escale" nas instituições de ensino. A medida será conduzida em conjunto com a Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal.
O anúncio foi feito após denúncias envolvendo a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que teve um prédio atingido por um incêndio de grandes proporções, com prejuízo estimado em R$ 100 milhões. Além do inquérito instaurado para investigar as causas do fogo, segundo o ministro, as ameaçs divulgadas na internet serão alvo de uma investigação específica.
De acordo com o ministro, o MEC vai acompanhar a situação para evitar que os episódios se agravem, em meio ao processo eleitoral no país.
"Nós acionamos a Polícia Federal, que já instaurou inquérito sobre o incêndio em Pernambuco. Mas, após as ameaças verificadas nas redes sociais, nós vamos acionar agora a Diretoria de Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, que atua em conjunto com o Ministério da Educação para vários eventos de ameaças na rede escolar e também ameaça de universidades", ressaltou.
Além das ameaças na UFPE, nesta quinta-feira (8), a Universidade Federal Fluminense (UFF) também informou em nota que recebeu denúncias de ameaças à instituição.
Conteúdos compartilhados em aplicativos de mensagens e redes sociais falam em incendiar a universidade e agredir estudantes em atos políticos. Da UFF partiram as primeiras manifestações de apoio a Lula no segundo turno, na segunda e na terça-feira, de estudantes que contagiram e se espalharam por todo o país.
"Toda vez que a gente tem uma situação de risco, a gente aciona a Diretoria de Crimes Cibernéticos da PF e, dessa vez também, tendo em vista o que a gente encontrou no monitoramento das redes sociais e naquilo que a gente tem recebido de estudantes, reitores e professores", disse, Barchini.
"A universidade é um ambiente plural, um ambiente de manifestação política também", acrescentou.
Com a Agência Brasil










Comentários