top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Meio ambiente: Inea e Eletronuclear fecham parceria

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), firmou nesta quinta-feira (26/6) um Acordo de Cooperação Técnica com a Eletronuclear. A parceria, assinada durante o último dia do Energy Summit 2025, principal evento de inovação em Energia e Sustentabilidade, organizado em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology), prevê ações conjuntas voltadas à conservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável.

Mata Atlântica / Reprodução
Mata Atlântica / Reprodução

"Firmar essa parceria com a Eletronuclear é mais um passo concreto que damos na direção de um modelo de desenvolvimento que respeita o meio ambiente e valoriza a ciência. A preservação da nossa biodiversidade exige planejamento, cooperação e responsabilidade compartilhada", declarou o governador Cláudio Castro.


O acordo contempla iniciativas integradas nas áreas de fauna silvestre, comunicação ambiental, capacitação técnica, pesquisa científica, educação e conservação. Entre os destaques estão a criação de uma Área de Soltura de Animais Silvestres e de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), ambas sob responsabilidade da Eletronuclear; a promoção de programas de formação para técnicos e colaboradores; o estímulo à pesquisa dentro das unidades de conservação estaduais; e a realização de eventos de educação ambiental.


"Essa parceria é muito importante para o meio ambiente e hoje estamos dando um passo crucial para uma proteção efetiva da nossa biodiversidade, ação estratégica para a construção do nosso presente e futuro", afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.


Ao reunir ciência, educação, gestão e conservação em um único instrumento, a parceria reforça o compromisso estatal com a proteção da biodiversidade fluminense. A iniciativa se soma a esforços já em andamento pelo estado, como o monitoramento de fauna com tecnologias avançadas e a atuação contínua das unidades de conservação.


A Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos e ameaçados do mundo, abriga mais de 1.300 espécies de vertebrados no território fluminense e requer esforços conjuntos entre diferentes atores sociais.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page