top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Mergulhador é decapitado no 1º ataque de tubarão do ano


Imagem ilustrativa (Reprodução)

O primeiro ataque fatal de tubarão de 2023 foi relatado na Baía de Tobari, no Golfo da Califórnia, no México. A vítima, Manuel López, estava a recolher marisco, entre os 11 e os 18 metros de profundidade, quando foi atacado por um grande tubarão branco com cerca de 6 metros de comprimento, que o decapitou brutalmente. O mergulhador estava usando uma fonte de ar fornecida pela superfície, informou o TrackingSharks.com.


Testemunhas disseram que Lopez estava mergulhando por volta das 11h30, horário local, no dia 5 de janeiro. "Ele estava mergulhando quando o animal o atacou, arrancando sua cabeça de forma impressionante e mordendo os dois ombros", disse José Bernal, um morador local.


Os grandes tubarões brancos são mais prevalentes no Golfo da Califórnia durante dezembro e janeiro, quando as fêmeas grávidas entram na área em busca de leões marinhos para se alimentar. Bernal acrescentou que a maioria dos mergulhadores locais não entrava nas águas há vários dias, tendo sido alertados sobre a presença de grandes tubarões brancos na área. No entanto, a escassez de frutos do mar e a crescente demanda por eles motivaram López a mergulhar para enfrentar um futuro econômico incerto.


Entre ações de dissuasão e recomendações

As organizações de pesca estão pedindo ao governo que tome medidas para deter ou afugentar os tubarões. Por sua vez, os biólogos aconselharam os mergulhadores a não usar roupas de mergulho pretas, pois podem fazer com que o usuário pareça uma presa comum. Eles também sugeriram pintar listras brancas nos trajes para reproduzir o padrão da venenosa cobra coral. Outra recomendação é usar uma segunda máscara de mergulho na parte de trás da cabeça. Acredita-se que isso torne os tubarões, predadores de emboscada, menos propensos a atacar se acharem que a presa está olhando para eles.


Fonte: Agência RT

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page