Mesa redonda de emergência debate o Túnel do Estreito de Bering
- Da Redação

- 21 de out. de 2025
- 4 min de leitura

Nesta quarta-feira, 22 de outubro, o Executive Intelligence Review realizará uma mesa redonda internacional de emergência sobre as implicações estratégicas do projeto do Túnel do Estreito de Bering, que nas últimas 48 horas ganhou destaque nas relações entre os EUA e a Rússia por meio de postagens nas redes sociais do enviado especial do Kremlin, Kirill Dmitriev, pedindo a construção conjunta de um “Túnel Putin-Trump”, e o comentário do presidente dos EUA, Donald Trump, em resposta, de que achou a proposta “interessante” e que iria pensar sobre ela.
O presidente russo, Vladimir Putin, e Trump devem se encontrar em Budapeste, Hungria, dentro de poucas semanas, para continuar as negociações sobre o fim da guerra na Ucrânia, e a proposta de Dmitriev pode muito bem estar na agenda.
Dmitriev revelou ainda em uma postagem nas redes sociais em 20 de outubro que “iniciamos o estudo de viabilidade do túnel Rússia-Alasca há seis meses” — ou seja, por volta de abril de 2025, ou quatro meses antes da histórica cúpula do Alasca entre Putin e Trump em 15 de agosto.
Imediatamente antes dessa cúpula, no dia 11 de agosto, a fundadora do Instituto Schiller, Helga Zepp-LaRouche, emitiu uma declaração urgente: “Zepp-LaRouche apela aos presidentes Trump, Putin e Xi: o projeto do túnel do Estreito de Bering é a política perfeita para evitar a guerra”. Nesse documento, Zepp-LaRouche apelou a Putin e Trump: “quando se encontrarem no Alasca em 15 de agosto... vocês poderiam concordar em construir um corredor através do Estreito de Bering e, com esse projeto ferroviário e de túnel, unir os sistemas ferroviários da Eurásia com os das Américas. Este projeto abriria para o desenvolvimento os vastos recursos inexplorados da Sibéria, bem como os recursos do Ártico dos EUA em petróleo, gás, metais preciosos de todos os tipos, bem como água doce... [Ele] poderia se tornar o programa perfeito para evitar guerras e aumentar significativamente a prosperidade do mundo”. Zepp-LaRouche explicou que “o projeto do túnel do Estreito de Bering vem sendo estudado e promovido há décadas por importantes figuras científicas e políticas dos Estados Unidos, Rússia e China”, incluindo seu falecido marido, o renomado economista físico Lyndon LaRouche.
A chamada de 11 de agosto incluiu um adendo de 21 páginas com documentação histórica do projeto do túnel do Estreito de Bering, publicado ao longo dos anos pela EIR.
Mas o potencial estratégico dessa iniciativa se estende ainda além da cúpula Trump-Putin. Trump provavelmente também se reunirá com o presidente chinês Xi Jinping nesse mesmo período. Ambos os presidentes estarão na Coreia do Sul por volta de 30 de outubro, com a cúpula da APEC programada para ocorrer de 31 de outubro a 1º de novembro. O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, se reunirá com o vice-primeiro-ministro chinês He Lifeng na Malásia em cerca de uma semana, para ver se é possível chegar a um acordo suficiente sobre comércio e outros assuntos para tornar essa cúpula possível.
A China tem sido uma ávida defensora do projeto do túnel do Estreito de Bering há décadas e se beneficiaria diretamente dele. Faria todo o sentido tirar as relações entre os EUA e a China do beco sem saída da guerra tarifária e colocá-las no caminho da cooperação em tal projeto.
Além disso, o Plano Oásis de LaRouche para o Oriente Médio oferece uma abordagem semelhante de paz através do desenvolvimento para resolver as crises nessa região devastada pela guerra.
A agência de notícias russa TASS procurou hoje Zepp-LaRouche para uma avaliação da importância dos últimos desenvolvimentos. “É óbvio para o presidente Trump que a normalização das relações entre os EUA e a Rússia abrirá enormes perspectivas para o desenvolvimento da cooperação econômica entre os dois países”, disse Zepp-LaRouche à TASS. “O [projeto] mais impressionante seria o ‘túnel Putin-Trump’, que, como observou Kirill Dmitriev, CEO do Fundo Russo de Investimento Direto, nas redes sociais, se tornaria uma ligação de 112 km entre os Estados Unidos e a Afro-Eurásia através do Estreito de Bering... O Túnel Putin-Trump seria a personificação ideal do conceito de ‘paz através do desenvolvimento’.”
Mesa Redonda
Quarta-feira, 22 de outubro.
Horário: 11 horas (hora de Brasília)
Opções para assistir:
Em inglês: https://www.youtube.com/live/ZHLA4LPrj4U
Em espanhol, francês ou alemão, participe no Zoom: https://us02web.zoom.us/j/81528524779?pwd=fPQTANbNOSKtSVUsSZbcErTtOuPaVy.1
Palestrantes confirmados:
* Helga Zepp-LaRouche (Alemanha), editora-chefe da EIR; fundadora, Instituto Schiller
* Scott Spencer (EUA), consultor-chefe de projetos da InterContinental Railway
* Dr. Viktor Razbegin (Rússia), economista e engenheiro russo, vice-presidente, presidente da filial russa do “Grupo Inter-hemisférico do Túnel e Ferrovia do Estreito de Bering” (desde 1993); ex-vice-presidente do Conselho Estatal Russo para o Estudo das Forças Produtivas (SOPS) (1997–2015); sócio-gerente do grupo “Intel Consulting”; membro correspondente das academias de engenharia russas e internacionais.
* Prof. Enzo Siviero (Itália), Reitor da Universidade eCampus e Vice-presidente do SEWC (Congresso Mundial de Engenharia Estrutural), ex-Professor de Construção de Pontes na Universidade de Veneza
* Dr. Alexander Bobrov (Rússia), PhD em História, Chefe da Divisão de Estudos Diplomáticos do Instituto de Estudos Estratégicos e Previsões da Universidade RUDN (Universidade da Amizade dos Povos).
Fonte: Executive Intelligence Review










Comentários