Milhares vão às ruas no Reino Unido e Portugal


Em Londres, também houve protestos denunciando que o "racismo é um vírus" (Imagem/Reprodução)

Milhares de pessoas se reuniram em manifestações em várias cidades do Reino Unido neste sábado (6) para protestar contra a violência policial e o racismo em solidariedade aos protestos nos EUA iniciados com o assassinato de George Floyd por um policial.

Conforme publicou o jornal britânico The Guardian, além de Londres, capital, houve protestos nas cidades de Manchester, Sheffield, Glasgow, Cardiff, Leicester e outros locais. A polícia acompanhou os protestos e, segundo o jornal, foi aconselhada a não repetir o gesto de ajoelhar-se, que tornou-se comum entre policiais nos protestos norte-americanos.

Na quinta-feira (2), protestos semelhantes ocorreram na capital britânica, reunindo milhares de pessoas. Na ocasião, houve detenção de 13 pessoas pela polícia. Ao menos dois policiais ficaram feridos em meio a tumultos.

Outros países europeus, como Portugal (foto abaixo), França, Alemanha e Holanda, também tiveram protestos contra o racismo ao longo da semana.


Milhares de portugueses foram às ruas de Lisboa para protestar contra o "vírus do racismo" (Imagem/Reprodução)

George Floyd foi assassinado pela polícia da cidade de Minneapolis, nos EUA, no dia 25 de maio deste ano. O homem negro estava desarmado e morreu asfixiado após ter o pescoço e as costas pressionados pelos policiais. Um vídeo do assassinato viralizou e deflagrou protestos de massa em todo o território dos EUA e se espalharam por outros países.

300x250px.gif
728x90px.gif