Ministério confirma vacinação de crianças em janeiro
O Ministério da Saúde confirmou em nota que a imunização de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19 vai começar em janeiro. Atualmente, a pasta promove uma consulta pública sobre o tema, depois que o ministro Marcelo Queiroga afirmou que o tema “não é consenso”. O imunizante da Pfizer já foi aprovado para o público de 5 a 11 anos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nota do Ministério
“A recomendação do Ministério da Saúde é pela inclusão das crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 (PNO), conforme posicionamento oficial da pasta declarado em consulta pública no dia 23 de dezembro e reforçado pelo ministro da Saúde em manifestações públicas. No dia 5 de janeiro, após ouvir a sociedade, a pasta formalizará sua decisão e, mantida a recomendação, a imunização desta faixa etária deve iniciar ainda em janeiro".
O ministro Marcelo Queiroga, por sua vez, já afirmou que a vacinação será feita, apenas com receita médica, priorizando crianças com comorbidade. Alguns estados e o DF, porém, já se manifestaram contrários.
Polêmica
O tema tem sido alvo de polêmicas desde que os diretores da Anvisa, responsáveis pela aprovação do uso do imunizante, receberam ameaças.
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), movimentou ação que pede a investigação do presidente Jair Bolsonaro (PL) por ele ter dito que exporia os nomes dos técnicos da Anvisa que aprovaram a vacinação de crianças contra a covid-19.
Comments