top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Ministros de Lula vão a velório de membros do MST mortos em SP

Atualizado: 13 de jan.


Representando o presidente, ministros Paulo Teixeira e Macaé Evaristo compareceram ao velório (Reprodução)
Representando o presidente, ministros Paulo Teixeira e Macaé Evaristo compareceram ao velório (Reprodução)

O ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Social e Agrário, e a ministra Macaé Evaristo, dos Direitos Humanos e Cidadania, participaram, neste domingo (12), do velório das vítimas do ataque a tiros ao assentamento Olga Benário, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Tremembé, no interior de São Paulo, na noite da última sexta-feira.


Paulo Teixeira afirmou ter comparecido a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para prestar condolências e acompanhar de perto as investigações.


“O que a gente espera é que a polícia esclareça a autoria desse crime e o verdadeiro mandante desse crime, e que possa dar segurança a esses assentados que querem tocar a sua vida, querem produzir alimentos. Eles estavam dentro do assentamento, não estavam perturbando ninguém. Eles foram defender o lote”, disse Teixeira.


“Esse fato não constrangerá o programa de reforma agrária. Pelo contrário, ele vai avançar no sentido de assentar pessoas, garantir produção de alimentos e garantir a segurança de todos os assentados”, concluiu.


Macaé Evaristo afirmou que o governo federal dará atenção aos assentamentos do MST em São Paulo, o que vem sendo cobrado publicamente por dirigentes do movimento.


“Seguimos na luta porque a gente sabe que, em São Paulo, precisamos dar uma atenção muito especial, porque os nossos movimentos estão sob linha de fogo e linha de tiro. E o nosso povo não pode perecer por força dos algozes que são aqueles que acham que são donos das riquezas do nosso país”, disse a ministra.


Três assentados morreram no ataque: Gleison Barbosa de Carvalho, de 28 anos, Valdir do Nascimento, de 52 anos, e Denis Barbosa de Carvalho, de 29 anos. De acordo com o MST, os criminosos chegaram atirando indiscriminadamente quando a maioria dos assentados dormia. Além dos três mortos, outras cinco pessoas ficaram feridas. Dez famílias, entre idosos e crianças, estavam no assentamento.


No sábado, um dia depois do crime, a Polícia Civil de São Paulo informou que prendeu um suspeito de ter liderado o ataque. Conhecido como Nero do Piseiro, segundo a polícia, ele já tinha passagem criminal por porte ilegal de arma de fogo. Além de confessar o crime, ele foi reconhecido por vítimas e por testemunhas que viram os criminosos chegando ao local em carros e motos.


Ainda não se sabe, no entanto, a motivação do crime.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page