top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Moeda de transação do BRICS poderá se chamar 'R5'

Após adesão dos seis novos Estados-membros ao BRICS, grupo deve concentrar esforços em definir os critérios para futuras adesões e mecanismos para a liquidação de pagamentos intrabloco com o desenvolvimento de uma moeda para transações internacionais. A almejada moeda para transações internacionais do BRICS, que vai permitir aos membros do bloco comercializar sem utilizar o dólar norte-americano, poderá se chamar "R5", revelou uma fonte da Sputnik Brasil durante a 15ª Cúpula do bloco em Joanesburgo, África do Sul.

Reprodução / TV BRICS

O nome é inspirado nas moedas nacionais dos cinco membros fundadores do bloco: real, moeda em circulação no Brasil, rublo, da Rússia, rupia, da Índia, renminbi (ou yuan), da China, e rand, da África do Sul.


Em seu discurso de terça-feira (22/8) no Fórum Empresarial do BRICS, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que "o processo objetivo e irreversível de desdolarização dos nossos laços econômicos está ganhando impulso".


Segundo Putin, o bloco está fazendo esforços para desenvolver mecanismos eficazes de liquidação mútua e de controle monetário e financeiro.


Em entrevista à Sputnik, o economista argelino Murad Kuwashy disse acreditar "que a moeda do BRICS e essa aliança fortalecerão as economias dos países-membros. O Produto Interno Bruto [PIB] total dos países do BRICS já excede este índice das nações do G7 [grupo composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido]".


A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) do bloco e ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, em entrevista, afirmou que entre os objetivos imediatos do banco está o empréstimo em moedas nacionais, o que segundo analistas reduz a importância do dólar nas transações comerciais dos Estados-membros e abre maior espaço para a criação de instrumentos financeiros multilaterais.


Fonte: Sputnik Brasil

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page