Moeda social Arariboia é destaque em evento internacional

O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou, nesta sexta-feira (1/7), no Parque Lage, Zona Sul do Rio, do NFT.Rio, um evento internacional sobre criptomoedas e ativos digitais. O prefeito esteve presente no painel sobre 'Cidades Inteligentes', a convite de Bob Burnquist, um dos maiores nomes do skate brasileiro e mundial, e entusiasta da moeda social Arariboia, tema abordado por Axel Grael na apresentação que reuniu jovens de diversos locais.

Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói

O prefeito lembrou que a moeda social Arariboia substituiu o programa emergencial Renda Básica Temporária, criado durante a pandemia para garantir o sustento das famílias mais vulneráveis. Axel Grael destacou que a moeda social se tornou uma importante ação na retomada econômica da cidade, e que, hoje, é fundamental na vida de 31 mil famílias beneficiadas pelo programa.


O chefe do Executivo reforçou que a moeda social é uma política pública consistente e que gera resultado para quem recebe o benefício com o cartão do programa, e para pequenos empreendedores e comerciantes da cidade. O prefeito também destacou que o objetivo é ampliar o uso da moeda Arariboia na cidade.


“O próximo passo é adotarmos a moeda Arariboia o máximo possível nas nossas políticas públicas. Quanto mais circular, mais resultados positivos para a nossa economia”, afirmou Axel Grael.


A moeda social Arariboia tem hoje um investimento de R$ 135 milhões por ano. São 4.500 estabelecimentos comerciais cadastrados, já foram realizadas 730 mil transações em Arariboia de janeiro até junho, e cerca de R$ 50 milhões de compras desde a implantação da moeda.


“Niterói é uma cidade com muitas iniciativas importantes. Estive recentemente participando do Itacoatiara Pro 2022, que foi um grande evento, e pude conhecer um pouco mais e perceber que a moeda social é mais uma ação inovadora de Niterói”, disse Bob Burnquist.


O secretário municipal de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira, salientou que a apresentação feita pelo prefeito Axel Grael sobre a moeda social Arariboia no NFT.Rio é um reconhecimento desta política pública que beneficia diretamente 100 mil pessoas em Niterói.


“Tanto as famílias beneficiadas com a implantação da moeda social como os comerciantes que aceitam a Arariboia já estão familiarizados com o sistema. A ideia é que a gente faça, a médio prazo, um processo de migração gradativa dos benefícios sociais de Niterói para o sistema Arariboia”, disse Elton Teixeira.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif