top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Grafite homenageia mulheres guerreiras do Preventório

Por Ana Clara Paiva


Na última quarta-feira (9/6), mais uma etapa dos preparativos para a inauguração do Espaço Multiprojetos foi concluída. O muro do centro comunitário, localizado na região conhecida como “entrada da UFF” ao lado da UMEI Darcy Ribeiro, recebeu um grafite da artista local Cibelle Arcanjo. A obra é uma homenagem a duas moradoras, Dona Sônia e Dona Graça, que foram figuras de destaque para a comunidade.

ree
Foto: Divulgação

A criação do Espaço Multiprojetos é uma iniciativa do Banco Comunitário do Preventório, uma associação comunitária que atua na promoção da economia local (Morro do Preventório), financiando comércios, serviços e pequenos negócios da favela, fornecendo microcrédito e incentivando o consumo em moeda social digital. A ideia do espaço já era planejada há alguns anos. O terreno escolhido abrigava um galpão abandonado que foi demolido para a construção da UMEI Darcy Ribeiro, entregue em 2018, quando então a associação pode voltar a pensar no projeto.


Com a ajuda de doações, o local vai tomando forma. Os containers que fazem parte da estrutura já foram instalados e a arte veio para destacar a fachada. De acordo com o líder comunitário, Marcos Rodrigo, a intenção de homenagear as moradoras é para tornar a memória presente.

“O grafite trouxe um resgate do patrimônio imaterial da comunidade e da história desses dez anos do Banco do Preventório. A proposta acabou chamando atenção e nós queremos realizar outros em diferentes áreas da comunidade”, afirma o coordenador e fundador do banco social.

ree
A artista plástica Cibelle Arcanjo / Divulgação

Elas


E quem são as personagens dessa obra que estampa o anexo do banco comunitário? Sônia e Graça são figuras importantes na história do Morro do Preventório, autênticas guerreiras que participaram da fundação do banco comunitário e da primeira associação de mulheres local. Isso fica nítido através dos relatos de quem mais conhecem essas personagens: as próprias filhas delas.


Daniela Araújo, filha da dona Graça, destacou o papel de resistência que as mulheres negras exercem nas favelas:


“São elas que mantêm a estrutura familiar, muitas vezes a alimentação e o cuidado com os filhos e são elas que estão, historicamente, assumindo o papel da luta política pela qualidade de vida nesses lugares. Então, uma homenagem a duas mulheres que tomaram pra si o papel do cuidado para além de suas casas e familiares e que entendiam a comunidade como uma unidade, é um reforço à importância da mulher negra, favelada e mãe que abdica de seus projetos para construir projetos coletivos. Por isso, é maravilhoso ver uma homenagem que preserva aquelas que, historicamente, vêm sendo apagadas e não valorizadas pela história oficial. Então, é outra forma de escrever essa memória, resgatando a oralidade e o visual pra construir um consenso comunitário.”

ree
Foto: Divulgação

A filha da dona Sônia, Daiane Silva, conta que ver a pintura ressignificou a saudade da mãe.


“O dia do grafite coincidiu exatamente com o dia em que ela se foi. A homenagem deu uma leveza à saudade e a lembrança de uma data tão importante e triste para nós. Minha mãe e a dona Graça, além de trabalharem juntas e morarem próximas, tinham um amor em comum pelas plantas. Lembro que às vezes ficavam um tempinho falando dos benefícios e trocando dicas das plantinhas que cuidavam com amor. E sem a Cibelle saber disso, as plantas estão presentes no desenho. Encontrei outros motivo para agradecer e todos se resumem em uma palavra: gratidão!”


Cibelle Arcanjo reforçou a importância da homenagem para a história da comunidade.


“Eu também sou cria de projeto social, sou cria do Preventório. Representar a Dona Graça e a Dona Sônia é ver que a memória não deixou de ser construída e que ainda existem pessoas lutando por aquele lugar. Eu não tive a oportunidade de conhecer a Dona Sônia pessoalmente, mas ela impactou toda uma geração depois da minha e eu me vejo neles, quero contribuir para o crescimento deles.”

ree
Foto: Divulgação

A artista conta que foi um processo muito significativo e emocionante:


“Foi uma emoção muito grande pintar ao ar livre de novo. As pessoas passavam e as reconheciam (D. Graça e D. Sônia) enquanto ainda estava fazendo os traços. As crianças saindo da escola, algumas pessoas voltando do futebol e até alguns familiares das homenageadas passaram por ali e ficaram algum tempo assistindo enquanto eu pintava o muro. A experiência de representar pessoas comuns e mostrar para outros moradores que poderia ser um deles ali também foi muito gratificante, porque normalmente nós não nos enxergamos numa posição dessa importância.”


De acordo com a diretora do Banco Comunitário do Preventório, Maria Hosana, o anexo será inaugurado em breve.


“Vamos realizar vários projetos como reciclagem, bazar, feiras, atividades para mulheres e para todos da comunidade.”



Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page