top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Moraes: 8/1 demonstrou total falência da autorregulação das redes


(Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quinta-feira (28), durante o julgamento sobre a responsabilidade das redes sociais pelo conteúdo de usuários, que os atos cometidos no dia 8 de janeiro de 2023 na Praça dos Três Poderes demonstram a "total falência" do sistema de autorregulação das redes sociais.


Na avaliação do ministro, perfis nas redes sociais transmitiram ao vivo a invasão do Supremo, do Congresso e do Palácio do Planalto e foram de alguma forma monetizados pelas plataformas.


"É faticamente impossível defender, após o 8 de Janeiro, que o sistema de autorregulação funciona. Falência total e absoluta. Instrumentalização e parte de conivência. Por que digo de falência? Falência porque tudo foi organizado pelas redes, ou parte das redes", afirmou.


Outro caso envolvendo as redes sociais e atos antidemocráticos foi lembrado pela ministra Cármen Lúcia, ao relembrar o atentado cometido por um homem-bomba em frente ao prédio da Corte, neste mês, também planejado através das redes sociais.


O STF julga quatro processos que questionam regras do Marco Civil da Internet (Lei 12.965). A principal questão discutida no julgamento é a constitucionalidade do artigo 19, que estabeleceu os direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.


Os processos foram objeto de audiência pública, em que representantes do Executivo, do Legislativo, de plataformas de hospedagem de sites e de entidades da sociedade civil puderam apresentar suas visões e oferecer subsídios técnicos para a decisão a ser tomada pelo STF.


Da Sputnik Brasil

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page