Moraes manda investigar Marcos do Val por falso testemunho

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta sexta-feira (3) a abertura de uma investigação contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES) por suspeita da prática dos crimes de falso testemunho, denunciação caluniosa e coação..
Na quinta-feira (2), Do Val fez uma transmissão ao vivo pelas redes sociais afirmando que a revista Veja publicaria uma reportagem mostrando que Jair Bolsonaro tentou coagi-lo a "dar um golpe de Estado junto com ele" grampeando o ministro do Supremo.
Após a denúncia se tornar pública, o senador recuou da acusação direta e disse que Bolsonaro "só ouviu" o plano do ex-deputado federal Daniel Silveira e afirmou que iria pensar a respeito.
No relato que fez a Moraes, o senador disse que o plano seria gravar uma conversa em que o ministro desse qualquer motivo de desconfiança para pedir seu afastamento das investigações que envolvesse Bolsonaro. Mas não fez qualquer menção a tentativa de golpe de Estado.
Moraes afirma na decisão que, ao ser ouvido como testemunha pela Polícia Federal, o senador apresentou "uma quarta versão dos fatos por ele divulgados, todas entre si antagônicas, de modo que se verifica a pertinência e necessidade de diligências para o seu completo esclarecimento".
De acordo com a determinação do ministro, o procedimento investigatório será sigiloso e relatado por ele.