top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Moraes marca para 19 de maio depoimentos do núcleo de Bolsonaro no golpe


(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para os dias 19 de maio a 2 de junho o depoimento das testemunhas do núcleo central da trama golpista. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está entre os réus do chamado núcleo 1 da trama para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após as eleições de 2022.


As audiências devem começar com as testemunhas indicadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), no próximo dia 19.


A acusação elencou seis pessoas para depor, entre eles os ex-comandantes do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, e da Aeronáutica, brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior. Os dois afirmaram à Polícia Federal que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou a eles uma minuta de decreto que previa um golpe de Estado.


As testemunhas indicadas por Bolsonaro devem ser as últimas a serem ouvidas, em 30 de maio e 2 de junho. Vão falar na audiência o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), presidente do PL, Valdemar Costa Neto e o deputado e ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (PL-RJ) e outras sete pessoas.


Os depoimentos serão tomados por um juiz auxiliar do gabinete de Alexandre de Moraes, relator da ação penal.


Na mesma decisão, o ministro também agendou os depoimentos das testemunhas dos demais réus do núcleo 1 da trama golpista, entre eles o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem, o general Augusto Heleno e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

As oitivas ocorrerão entre os dias 23 de maio e 2 de julho.


Denúncia

Em março deste ano, Bolsonaro e mais sete denunciados pela trama golpista viraram réus no STF e passaram a responder a uma ação penal pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.


Conforme a acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR), Bolsonaro tinha conhecimento do plano intitulado “Punhal Verde Amarelo”, que continha o planejamento e a execução de ações para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice presidente, Geraldo Alckmin, e o ministro do STF Alexandre de Moraes.


A procuradoria também afirma que o ex-presidente sabia da minuta de decreto com o qual pretendia executar um golpe de Estado no país. O documento ficou conhecido durante a investigação como "minuta do golpe".

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page