Morre, aos 58 anos, o jornalista Júlio Vasco, em Niterói

Niterói perdeu na manhã desta quarta-feira um dos mais queridos personagens do jornalismo e da vida cultural da cidade. O jornalista Júlio Vasco morreu, aos 58 anos, de mal súbito enquanto caminhava com sua mulher, a também jornalista Sandra Duarte, no calçadão da Praia de Icaraí.
A notícia inesperada chocou amigos e colegas de Júlio Vasco, que nos últimos anos exerceu a função de assessor de imprensa do SindLojas de Niterói. Colegas de imprensa, escritores e poetas das instituições acadêmicas da cidade, frequentadas por ele com assiduidade, lamentaram a morte do amigo.
Nascido de uma linhagem de jornalistas, Júlio Vasco também era historiador com assento no Instituto Histórico e Geográfico de NIterói. Entre as suas pesquisas mais importantes está - ainda inédito - um livro que narra a trajetória do “Grande Jornal Fluminense”, um programa jornalístico radiofônico de sucesso produzido em Niterói do final dos anos 40 até o início dos anos 80 do século passado.
“O Grande Jornal Fluminense foi o mais bem sucedido projeto de mídia genuinamente fluminensista”, disse Júlio Vasco em recente entrevista ao jornal TODA PALAVRA. O conteúdo dessa entrevista ainda está sendo processado para se transformar em um minidoc para o canal do YouTube do jornal TODA PALAVRA.
O Grande Jornal Fluminense inspira um dos mais importantes projetos da recém lançada Rádio Toda Palavra, o do “Repórter Fluminense”, ainda em gestação, com o objetivo de recriar um jornal radiofồnico capaz de integrar todo o Estado do Rio - algo inédito na história pós-fusão -, a exemplo do antigo noticioso, veiculado em momentos distinto pela Rádio Tupi, Rádio Jornal do Brasil, Rádio Mairynk Veiga e Rádio Difusora Fluminense.
Entusiasta dessa ideia, Júlio Vasco estava integrado ao projeto e disposto a participar do novo programa jornalístico, a ser lançado pela Rádio Toda Palavra. O jornal e a rádio Toda Palavra, através de seus jornalistas e colaboradores, se unem à família neste momento de dor e prestam aqui uma mais do que merecida homenagem ao querido companheiro.
O velório do jornalista Júlio Vasco está marcado para comneçar às 12h45m desta quinta-feira, na capela três do Cemitério Parque da Colina, com sepultamento previsto para as 14h45m.