top of page

Morre Elza Soares, aos 91, na mesma data que Garrincha


(Divulgação)

Morreu nesta quinta-feira, 20, a cantora Elza Soares, no Rio de Janeiro, aos 91 anos. Uma das vozes mais marcantes da música brasileira, considerada a "voz do milênio" em uma pesquisa da rádio BBC de Londres, feita em 1999.

"É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais", diz o comunicado enviado pela assessoria.

A cantora que emocionou o mundo com sua voz rouca, única, morreu na mesma data (20 de janeiro), que, em 1983, morreu o ex-jogador Garrincha, craque do Botafogo e da Seleção Brasileira, que foi seu companheiro entre as décadas de 1960 e 1970.

Ela e Garrincha tiveram um único filho juntos, batizado Manoel Garrincha dos Santos, o Garrinchinha, que morreu em um acidente de carro em 1986, aos 9 anos de idade. A cantora ainda perdeu outros três filhos - dois deles, de inanição, ao nascer, quando ela tinha apenas 13 anos de idade; o outro, Gilson, morreu por complicações decorrentes de uma infecção urinária, aos 59 anos, em 2015.

Ao longo de sua gloriosa carreira, Elza sempre repetia que enfrentou a pobreza, o preconceito, o racismo e a dor, e sempre venceu, poque sempre acreditou e lutou.

Em novembro de 2010, Elza protagonizou um dos momentos mais marcantes e emocionantes da música nacional, ao interpretar a canção "Meu Guri", de Chico Buarque, ao lado do Grupo Nós do Morro, no Rio de Janeiro. A interpretação diz muito quem foi Elza Soares, sobretudo suas causas de luta. (Assista ao vídeo no final da matéria)

Flamengo e Botafogo: homenagens

Elza recebeu várias homenagens, entre elas, a do Flamengo, seu clube de coração, e do Botafogo, pela sua relação marcante com o maior craque de todos os tempos do clube.

"O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente a morte da magnífica cantora Elza Soares. Rubro-negra de coração, ela nos deixa no mesmo dia em que o craque Garrincha, seu grande amor, se foi há 39 anos", publicou o clube, com uma foto da cantora vestindo a camisa rubro-negra.

"O Botafogo lamenta a morte da cantora e compositora Elza Soares, ícone para a música popular brasileira, e ex-esposa de Mané Garrincha, ídolo alvinegro e maior jogador de todos os tempos. Por ironia do destino, ela nos deixa em um 20 de janeiro, mesmo dia que o craque se foi", publicou o clube alvinegro, com duas fotos com imagens dela e de Garrincha.




Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editores Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Gen. Andrade Neves, 9/619, Centro, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24210-000. 

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page