top of page

Morre Erasmo Carlos, ícone da Jovem Guarda, aos 81 anos


(Divulgação)

Morreu nesta terça-feira (22) o cantor Erasmo Carlos, um dos maiores ícones da Jovem Guarda, aos 81 anos, no Rio de Janeiro. O amigo inseparável do rei Roberto Carlos estava internado no Hospital Barra D'or, na Barra da Tijuca, após ser intubado às pressas na segunda-feira (21). A causa da morte ainda não foi divulgada.


O "Tremendão", como era conhecido desde os tempos do movimento cultural Jovem Guarda nos anos 1960 e 1970, foi internado no fim de outubro e recebeu alta no dia 2 de novembro com um quadro de síndrome edemigênica. Na ocasião, após ter alta, Erasmo escreveu em redes sociais com humor: “Ressuscitei no Dia de Finados e tive alta do hospital! Obrigado a Deus, a todos que cuidaram de mim, rezaram por mim e se torceram pela minha recuperação… Essa foto com a Fernanda traduz como estamos felizes”, escreveu o cantor.


Carioca, do bairro da Tijuca, Erasmo deixa esposa, Fernanda Passos, com quem era casado desde 2019, e os filhos Leonardo e Gil, frutos do primeiro casamento.


Reverências ao 'Gigante Gentil'

Famosos e amigos usaram as redes sociais para reverenciar Erasmo. O presidente eleito Luiz Inácio da Silva lamentou o falecimento e, além de destacar o "extremo talento" do cantor e compositor, ressaltou também a preocupação do "Tremendão" com o meio ambiente.


"Erasmo Carlos, muito além da Jovem Guarda, foi cantor e compositor de extremo talento, autor de muitas das canções que mais emocionaram brasileiros nas últimas décadas. Tremendão, amigo de fé, irmão camarada, cantou amores, a força da mulher e a preocupação com o meio ambiente.

Deixa saudades e dezenas de músicas que sempre estarão em nossas lembranças e na trilha sonora de nossas vidas. Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs de Erasmo Carlos", escreveu Lula.


O cantor Djavan reverenciou o amigo e lembrou o apelido carinhoso de Erasmo entre os mais íntimos: "Gigante Gentil".

"Uma tristeza a partida do Erasmo Carlos, o eterno Tremendão. As despedidas são sempre difíceis, mas além da saudade, ficará o legado desse grande artista. Nosso gigante gentil..."


Roqueiro como Erasmo, Lulu Santos também prestou homenagem e disse que "algo de nós se vai junto".

Marisa Monte também lembrou o apelido carinhoso "Gigante Gentil": "Um espírito colossal com um coração bondoso. Não era à toa que seu apelido era Gigante Gentil. Super pai, super avô, super-homem", destacou a cantora.

Os Paralamas do Sucesso também postaram mensagem, com foto, e recordaram as últimas vezes em que estiveram juntos.

""Recebemos com enorme tristeza a notícia do falecimento de Erasmo Carlos. Grande amigo e ícone da nossa música. Descanse em paz, Tremendão! Nossos sentimentos aos familiares e amigos. A foto com toda a sua banda é do nosso encontro no último dia 06 de agosto em Belo Horizonte e as demais fotos de quando estivemos juntos em 2014 no Altas Horas."


300x250px.gif
728x90px.gif