Morre Pierre Cardin, ícone da moda global, aos 98 anos


O estilista Pierre Cardin (Foto: Reprodução)

Morreu nesta terça-feira (29) o estilista francês Pierre Cardin, que fez nome vendendo roupas para as massas e fez fortuna sendo o primeiro do ramo a explorar o próprio nome como uma marca para comercializar desde carros, perfumes a utensílios vulgares, como uma lâmina de barbear.

Ele estava internado no hospital de Neuilly-sur-Seine, ao lado de Paris. A morte foi confirmada pela família à Agência France Presse, mas a causa não foi divulgada.

“Dia de grande tristeza para toda a nossa família, Pierre Cardin já não está. O grande costureiro que atravessou o século, deixando à França e ao mundo uma herança artística única na moda, mas não apenas isso Todos temos orgulho da sua ambição tenaz e da ousadia que demonstrou ao longo da vida.”, escreveu a família em um comunicado.

No decorrer de uma carreira de mais de 60 anos, Cardin causou repúdio e admiração de colegas estilistas devido ao seu tino empresarial implacável. Ele afirmava ter erguido seu império comercial sem nunca ter pedido empréstimos a um banco.

Cardin foi o primeiro designer a vender coleções de roupas em lojas de departamentos no final dos anos 1950 e o primeiro a entrar no ramo dos licenciamentos de perfumes, acessórios e até alimentos - hoje uma grande fonte de lucro para muitas grifes.

"É a mesma coisa para mim se estou fazendo mangas ou pernas de mesa", disse certa vez uma citação reveladora de seu site.

Por difíceis que sejam de se imaginar décadas mais tarde, chocolates Armani, hotéis Bulgari e óculos de sol Gucci se baseiam todos na percepção de Cardin de que o glamour de uma marca de moda tem um potencial de comercialização infinito.

Ao longo dos anos, seu nome estampou de tudo, até utensílios domésticos e acessórios vulgares, como cuecas boxers baratas.

Uma vez ele disse que não se incomodaria de ver suas iniciais PC em rolos de papel higiênico, e foi a inspiração de um frasco de perfume de aparência fálica.

Seus detratores o acusavam de destruir o valor de sua marca e a noção de luxo em geral, mas ele parecia essencialmente indiferente às criticas.

"Tive a intuição para comercializar meu nome", disse Cardin ao jornal alemão Sueddeutsche Zeitung em 2007. "Será que o dinheiro estraga as ideias da pessoa? Não sonho nem um pouco com dinheiro, mas enquanto estou sonhando, estou ganhando dinheiro. Nunca se tratou de dinheiro".

Cardin também se aventurou além da moda, comprando o lendário restaurante parisiense Maxim's nos anos 1980 e inaugurando réplicas do estabelecimento em todo o mundo. Ele conquistou mais um investimento lançando o Minim's, uma rede de fast-food chiques que reproduzem a decoração típica da Belle Époque do restaurante original e exclusivo de Paris.

Seu império inclui perfumes, alimentos, desenho industrial, imóveis, entretenimento e até flores frescas.

"Sempre tentei ser diferente, ser eu mesmo", disse Cardin à Reuters. "Se as pessoas gostam disso ou não, não é o que importa."


Com a Agência Brasil

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle