top of page

Moscou celebra 100 anos de Fidel: ‘Rússia sempre estará ao lado de Cuba’

  • há 5 horas
  • 2 min de leitura

Cerimônia em homenagem ao revolucionário cubano em Moscou (Foto: Partido Comunista da Federação Russa)
Cerimônia em homenagem ao revolucionário cubano em Moscou (Foto: Partido Comunista da Federação Russa)

Por Serguei Monin

(Do Brasil de Fato)

Moscou (Rússia) - Diplomatas russos e cubanos realizaram uma cerimônia comemorativa em Moscou, capital da Rússia, para marcar o centenário do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, nesta quinta-feira (13). O aniversário do revolucionário foi celebrado no distrito de Sokol, em uma praça que leva seu nome.


Diplomatas e figuras públicas russas depositaram flores no monumento a Fidel Castro. Feita de bronze e com três metros de altura, a homenagem foi inaugurada em 2022 pelo presidente russo Vladimir Putin e seu homólogo cubano, Miguel Díaz-Canel.


A cerimônia começou com um minuto de silêncio. Estiveram presentes o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, o líder do Partido Comunista da Rússia, Gennady Zyuganov, o embaixador cubano em Moscou, Enrique Horta González, e Vitaly Martynyuk, entre outras figuras diplomáticas.


Ao comentar a atual situação enfrentada por Havana, o vice-ministro das Relações Exteriores russo declarou que Moscou rejeita a política de sanções dos EUA contra Cuba e continuará fortalecendo a cooperação estratégica com o país caribenho.


“A introdução de novas medidas restritivas é uma manifestação da impotência dos EUA, e eles não conseguirão quebrar a vontade do povo cubano. Rejeitamos categoricamente essa política e expressamos nossa inabalável solidariedade aos nossos amigos cubanos”, disse Ryabkov.


Segundo o vice-ministro, a Rússia planeja “fortalecer ainda mais a cooperação estratégica bilateral multifacetada” com Cuba. “A Rússia sempre esteve e sempre estará ao lado de Cuba. Estamos prontos para oferecer nosso apoio.”


Já Gennady Zyuganov, ao prestar suas homenagens a Fidel Castro, condenou veementemente a contínua política agressiva dos EUA contra Havana.


“Devemos prestar homenagem à coragem e à firmeza do Comandante Fidel Castro, que declarou sem rodeios: ‘Pátria ou morte!’. Ele não apenas acreditava firmemente no socialismo e na ideia comunista, ele compreendia profundamente que essa era a salvação de Cuba. Afinal, havia um tubarão predador por perto, os EUA, pronto para devorar qualquer um, e eles em primeiro lugar”, afirmou.


Zyuganov lembrou que “Fidel sobreviveu a dez presidentes estadunidenses”, destacando que “cada um deles se comportou de forma cínica e impiedosa com Cuba”.


“Obama tentou dar passos rumo à normalização, mas seu sucessor, Trump, com uma audácia e falta de cerimônia impressionantes, continuou a estrangular a economia de um país de 10 milhões de habitantes, sem qualquer consideração”, completou o líder do Partido Comunista da Rússia.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
image_url=https___imageproxy.youversionapi.com_640x640_https___s3.amazonaws.com_static-you
Chamada Sons da Rússia5.jpg

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges.

Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam).

Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

bottom of page