top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Moscou critica decisão 'lamentável' de Trump sobre Cuba


Maria Zakharova, representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo (Alexander Zemlianichenko)
Maria Zakharova, representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo (Alexander Zemlianichenko)

Moscou comentou a ordem executiva assinada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, na segunda-feira (20). Várias decisões da administração Biden, incluindo a que removia Cuba da lista unilateral dos EUA de patrocinadores estatais do terrorismo, foram suspensas.


As ordens executivas alegam que "a administração anterior incorporou práticas profundamente impopulares, inflacionárias, ilegais e radicais em todas as agências e escritórios do governo federal". Alegadamente, essa ação visa "iniciar as políticas que tornarão nossa nação unida, justa, segura e próspera novamente".


O que permanece obscuro, no entanto, é o que tudo isso tem a ver com Cuba e com que fundamentos a ilha foi colocada de volta nessa lista.


A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou ser evidente que tal decisão não tem nada a ver com o combate ao terrorismo.


"A administração anterior dos EUA declarou explicitamente que não havia nenhuma evidência de que Cuba apoiasse o terrorismo internacional. Esse fato permanece indiscutível. Achamos essencial enfatizar mais uma vez a reputação impecável e exemplar de Cuba como participante ativa nos esforços internacionais para combater o terrorismo", disse.


Para Moscou, o retorno de Cuba à lista tem por pretensão endurecer ainda mais as restrições financeiras e econômicas à ilha, com o objetivo de desestabilizar o país e forçar uma mudança de governo.


"É lamentável que, após mais de 60 anos de duras sanções e pressão política sobre Havana, Washington ainda se recuse a reconhecer a futilidade de impor sua vontade ao povo cubano", afirmou Zakharova.


A representante oficial do MRE russo ainda ressaltou que "a Rússia continuará fornecendo a Cuba o apoio necessário para defender sua soberania e suas demandas pelo levantamento imediato e completo do bloqueio econômico, comercial e financeiro ilegal e desumano imposto pelos Estados Unidos. Também defenderemos a remoção de Havana da lista de supostos patrocinadores estatais do terrorismo", concluiu.


Da Sputnik Brasil, parceira do TODA PALAVRA

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page