Moscou sedia festival de filmes sobre pessoas com deficiência
O XII Festival Cinematográfico Internacional "Cinema sem Barreiras" foi realizado na capital russa de Moscou entre os dias 8 e 11 de novembro. O programa incluiu obras de longa-metragem, documentários e animações sobre pessoas com deficiência, totalizando cerca de 100 filmes de 26 países. Com mais de vinte anos de história, o festival apoiado pelo Ministério da Cultura da Rússia se tornou um dos principais eventos no campo do cinema social. Dezenas de milhares de pedidos de participação de todo o mundo foram recebidos.
O público do festival assistiu a uma variedade de filmes sobre a vida de pessoas com deficiência, como elas superam as dificuldades e alcançam seus objetivos e felicidade.
No evento foi criado um ambiente livre de barreiras. Entre as exibições, os participantes poderão assistir a aulas magistrais e discussões com os autores dos filmes. Além disso, houve apresentações de obras desenvolvidas em conjunto de diretores e atores com deficiência.
De acordo com Denise Roza, diretora do festival, o número de filmes dedicados ao tema do evento tem crescido na Rússia.
"Esta é a primeira vez que exibiremos tantos filmes: mais de 40 obras de cineastas russos, e isso é muito gratificante. Parece-me que isso reflete as mudanças que estão ocorrendo na sociedade em relação às pessoas com deficiência", disse.
Por sua vez, o presidente do júri e diretor Aleksander Kott enfatizou que o "Cinema sem Barreiras" é uma competição em que não há perdedores.
"Com o simples fato de fazer esses filmes, seus autores já venceram. Estou ansioso para assistir a todas as obras e desejo boa sorte a todos os cineastas", destacou.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments