Mostra da BNDigital celebra os 150 anos de imigração italiana
Atualizado: 19 de jul.
A BNDigital, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), lançou nesta quinta-feira (18/07) a exposição virtual “Rio: Nova Roma – Alianças Culturais – 150 anos de imigração italiana”. A exposição, inaugurada presencialmente pelo presidente da Itália, Sergio Mattarella, marca os 150 anos da primeira leva migratória italiana para o Brasil, ocorrida em 1874.
A mostra inclui exemplares da imprensa italiana no Brasil, desenhos da Escola Italiana do século XIX e obras renascentistas, pertencentes ao acervo da Biblioteca Nacional.
Os internautas poderão conferir dezenas de exemplares de jornais escritos e publicados no Brasil pelos italianos, de diferentes vertentes: anarquistas, socialistas, católicos etc.
Há também gravuras e desenhos da Escola Italiana de Desenhos, pertencentes à coleção Costa e Silva, que incluem nomes como Annibale Carracci, Guercino, Guido Reni e Vasari - além de incunábulos (livros impressos nos primeiros tempos da imprensa, com tipos móveis) e livros da época do Renascimento, trazidos ao Brasil trazidos por D. João VI de Portugal, em 1808.
Uma raridade que merece especial atenção é o livro do frade e matemático italiano Luca Pacioli, ilustrado pelo gênio Leonardo da Vinci.
Acesse a exposição (clique aqui).
No evento de lançamento, na sede da Biblioteca Nacional, no Centro do Rio, o chefe de estado italiano foi recebido pelo presidente da FBN, Marco Luchesi.
Assista ao discurso de boas-vindas de Luchesi a Sergio Mattarella:
Comments