top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Mostra 'Inventário das Desutilidades' entra em cartaz no CCPCM

Na maioria de sua produção, o poeta Manoel de Barros, debruçou-se incansavelmente a respeito do que chamou de "coisas pequenas do chão"; em outras palavras, essas insignificâncias espalhadas aos montes pelo terreno alagado onde viveu, seria aquilo que, em uma sociedade orientada pela lógica do descarte, é tratado como inútil e, consequentemente, excretado.

Escavando com os pés as ruínas do mundo em busca do ordinário, lhe interessava tudo o que havia sido deixado para trás pela locomotiva do progresso: momentos de ócio e prostração, a mirada bucólica dos meandros de um rio, a vida e sabedoria das pedras, a astúcia das árvores, uma faca sem corte ou os seres errantes em debandada. Num tipo estranho de elogio ao ínfimo, fez das inutilidades, dos objetos e pessoas desimportantes, a matéria de sua poesia.


Assim, tendo como mote central as considerações em torno da inutilidade presente no pensamento de Manoel de Barros, a exposição "Inventário das Desutilidades" percorre o vasto universo construído pelo autor em sua saga de valorização das coisas sem importância.


Com a curadoria de Caique Cavalcante, a mostra reúne os artistas Dalton Romão, Higor Alcântara e Hilda Gaspar, que, guiados pela oportunidade de experimentar novas formas de conceber um fazer artístico que opere com o que aparentemente carece de serventia, apresentam, cada um, uma série de novos trabalhos desenvolvidos exclusivamente para a exposição.


Serviço


Exposição "Inventário das Desutilidades"

Data: De 6 de abril a 5 de maio de 2024

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno - Galeria Quirino Campofiorito

Endereço: Campo de São Bento, entrada pelo Portão 2

Visitação: De terça a sexta-feira, de 10h às 17h / Sábados, domingos e feriados, 9h às 14h

Classificação: Livre

Entrada Gratuita


Fonte: Departamento de Imprensa SMC/FAN


Comentários


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page