top of page
banner niteroi carnaval 780x90px 16 02 24.jpg

Mostra sobre cultura indígena levará lideranças Kayapó ao MAC

Sábado, dia 28, a partir das 10h, será aberta a exposição “Mekukradjá Obikàrà: com os pés nos dois mundos”, no MAC Niterói. Na área externa, haverá ampla programação gratuita com demonstração de cantos e danças tradicionais, projeção de arte Kayapó na fachada do museu, show do rapper Matsi (sobrinho-neto do cacique Raoni), além de serviços pagos como a feira de artesanato indígena Kayapó, pintura corporal e foodtrucks.

Cocar / Foto: Tomoti Kayapó / ColetivoBeture

A abertura contará com a presença de lideranças Kayapó que estarão disponíveis para entrevista. São eles: Cacique Raoni, Tuíre Kayapó, Megaron Txucarramãe, Dotô Takak Ire, Patkore Kayapó, Bepunu Kayapó, Maial Paiakan e Beptuk Kayapó.


Com curadoria do Coletivo Beture, o primeiro de cineastas Mebêngôkre-Kayapó, a mostra reúne mais de 100 fotografias, vídeos inéditos e peças de artesanato que irão contar a história do povo Kayapó desde o seu contato com os brancos. “Mekukradjá Obikàrà: com os pés em dois mundos” é uma realização do Tradição e Futuro na Amazônia (TFA), projeto patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental e gerido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). A Conservação Internacional Brasil e as organizações representativas parceiras do projeto, os institutos Kabu e Raoni e a Associação Floresta Protegida apoiam a iniciativa.


Programação da abertura


10h - Abertura do Museu e entrada simbólica dos indígenas na exposição


10h30 - Início da feira de artesanato (haverá pintura corporal na parte da manhã - serviço pago)


10h30 - Plenária dos povos tradicionais em defesa de seus territórios e maretórios com representantes dos povos indígenas, quilombolas e caiçaras do Pará, Mato Grosso e Rio de Janeiro


17h - Apresentação de canto e dança - Metoro (festa)


17h30 - Apresentação Cacique Raoni e lideranças Kayapó sobre a história do povo


18h a 20h - Mapping (projeção) da arte Kayapó na fachada do prédio


19h - Apresentação musical - Rapper Matsi


Serviço:


Exposição “Mekukradjá Obikàrà: com os pés em dois mundos”

De: 28 de outubro a 26 de novembro

Local: Mezanino do Museu de Arte Contemporânea – MAC Niterói

Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem, Niterói - RJ

Horário de funcionamento: Terça a Domingo, 10h às 18h (entrada até 17h30)

Classificação Indicativa: 14 anos

Valor do ingresso: R$16,00 (inteira) e R$8,00 (meia)

Locais de venda: Sympla e Bilheteria do MAC


*Gratuidades: Crianças menores de 7 anos; estudantes da rede pública (fundamental e médio); moradores e naturais de Niterói; servidoras/es públicos municipais de Niterói; pessoas com deficiência; visitante que chegar ao museu de bicicleta. Às quartas-feiras a visitação é gratuita para todo mundo!


**Meia-entrada: Pessoas com mais de 60 anos; estudantes de escolas particulares e universidades; ID Jovem: pessoas de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos que estejam inscritas no CadÚnico; professoras/es.


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner niteroi carnaval 300x250px 16 02 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page