top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

MPRJ apresenta projeto de robô para registro de candidaturas

A Inteligência artificial como ferramenta capaz de agilizar a avaliação das candidaturas nas eleições municipais deste ano foi o tema da reunião realizada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (PRE/RJ), nesta segunda-feira (27/5), no gabinete do procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos. Na ocasião, o MPRJ apresentou à PRE/RJ o projeto do Robô do Registro de Candidatura. A ferramenta encontra-se em fase de testes.

Divulgação / MPRJ

A plataforma, em desenvolvimento pela Gerência de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento (GADG/MPRJ), em parceria com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias Eleitorais (CAO Eleitoral/MPRJ), utiliza recursos de inteligência de dados e automatização de processos para otimizar e tornar mais célere o processo de avaliação e eventual impugnação dos registros de candidaturas pelos promotores de Justiça com atribuição.


O Robô do Registro de Candidatura permitirá que os promotores eleitorais melhor visualizem e gerenciem a análise das candidaturas.


Para Luciano Mattos, a ferramenta, que é uma iniciativa inédita na área eleitoral no âmbito do MPRJ, tem como principal objetivo a entrega de resultados à sociedade.


“A ideia é otimizar o trabalho dos membros do MPRJ, tornando mais célere o processo de avaliação e eventual impugnação dos registros de candidaturas. Com essa tecnologia, esperamos otimizar o trabalho dos promotores, garantindo uma análise mais rápida e eficaz das candidaturas, contribuindo assim para um processo eleitoral mais eficiente e transparente”, ressaltou.


“Este sistema já começa com uma visão abrangente, considerando todos os partidos. Isso é particularmente útil porque cada município apresenta um grande volume de dados, como os DRAPs – Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários - lançados nas Câmaras de vereadores. Ao invés de realizar essa verificação manualmente, com o robô é possível fazê-la em grupos, o que é uma enorme vantagem”, declarou a procuradora Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Neide Cardoso.


O procurador Regional Eleitoral substituto, Flávio Paixão, também comentou a aplicação da inteligência artificial nas eleições municipais.


“Sem dúvida, essa inovação representa um grande avanço na simplificação e otimização do registro de candidaturas. Me impressionou o trabalho da utilização da inteligência artificial do robô nesse processo de registro de candidaturas, que sempre foi muito trabalhoso para os membros”, disse.


Participaram da reunião a coordenadora e a subcoordenadora do CAO Eleitoral/MPRJ, Miriam Tayah Chor e Cristiane Barradas Zeitone; a subprocuradora -Geral de Justiça de Planejamento e Políticas Institucionais (SUBPPI/MPRJ), Ediléa Gonçalves dos Santos Cesário; o assistente da SUBPPI/MPRJ, Marcelo Moutinho Ramalho Bittencourt; os assistentes da Secretaria-Geral de Planejamento Institucional, Sidney Rosa e Bernardo Vieiralves Martins; o ouvidor do MPR, Augusto Vianna Lopes; a assistente da Ouvidoria/MPRJ, Dina Maria Furtado de Mendonça Velloso; o secretário-geral do MPRJ, Roberto Goes Vieira; o consultor jurídico do MPRJ, Emerson Garcia; o coordenador do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), Fabio Corrêa; o coordenador de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), Eduardo Rodrigues Campos; o coordenador do CAO Criminal/MPRJ, Átila Pereira de Souza; e o coordenador do CAO Cidadania/MPRJ, André Santos Navega. O projeto foi apresentado pela servidora do MPRJ Vanessa Fux.


Fonte: MPRJ

Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page