top of page

MPRJ e PF prendem membro de organização criminosa de SG

Atualizado: 26 de set. de 2023

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), e a Polícia Federal cumpriram, na manhã desta segunda-feira (25/9), mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão contra um integrante de organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas e o roubo de cargas em São Gonçalo. O preso na Operação Pontual foi denunciado pelo GAECO/MPRJ pelo crime de organização criminosa armada.

Reprodução

O mandado foi expedido pelo Juízo da 2ª Vara Criminal Especializada em Organização Criminosa, e cumprido na casa do alvo, no bairro da Gamboa, região portuária, no Centro do Rio de Janeiro.


De acordo com o GAECO/MPRJ, o denunciado transportava traficantes, armas e drogas entre diversas comunidades dominadas por uma das principais facções do Rio.


Ainda segundo as investigações, a organização criminosa integrada pelo denunciado é responsável pelo tráfico de drogas no Complexo do Salgueiro e na comunidade do Jardim Catarina, além de outros crimes, incluindo roubo de cargas, assassinatos e extorsão de moradores e comerciantes locais.


A denúncia também destaca que essa mesma organização criminosa estaria negociando armamentos e munições de diversos calibres com um fornecedor de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná.


De acordo com o GAECO/MPRJ, a atividade desta organização criminosa vai além do tráfico de drogas. Moradores e comerciantes da Comunidade do Laranjal, em São Gonçalo, são obrigados a pagar "taxa de segurança", que varia entre R$ 50 e R$ 300.


A operação foi deflagrada pelo GAECO/MPRJ em conjunto com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), uma iniciativa coordenada pela Polícia Federal que tem como principal objetivo a produção de informações de inteligência sobre o crime organizado no Estado do Rio de Janeiro. A FICCO é composta pela PF e pelas Polícias Militar (PMERJ) e Civil (PCERJ) do Rio de Janeiro.


Fonte: MPRJ


Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page