top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

MPRJ firma acordo para reduzir impactos de operações nas escolas

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), as forças de Segurança e as Secretarias Estadual e Municipal de Educação firmaram um protocolo de atuação conjunta para amenizar o impacto das operações policiais e episódios de violência armada na vida das comunidades escolares e no aprendizado dos alunos.

Divulgação

O protocolo, assinado nesta segunda-feira (15/07), cumpre uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na ADPF 635. Entre as medidas está a comunicação prévia ou simultânea entre as Secretarias de Polícia Militar e de Polícia Civil e as Secretarias de Educação sobre operações e ações policiais na cidade do Rio.


O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, destacou que o acordo foi construído a partir de um debate amplo entre as instituições diretamente envolvidas, e que permitiu a entrega de mais esse resultado no âmbito da ADFP 635.


“Esse é mais um dos aspectos importantes da ADPF 635, e eu acredito que esse protocolo tem uma importância fundamental para aprimorar ainda mais o controle externo da atividade policial por parte do Ministério Público, aprimorando o trabalho da polícia nas operações e garantindo maior segurança para a comunidade escolar”, ressaltou Mattos.


Para o secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, o objetivo do protocolo é buscar soluções.


“O diálogo foi fundamental para estabelecer esse protocolo”, declarou o delegado Victor Santos. O secretário de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo de Menezes Nogueira, declarou que a ADPF possibilitou discutir a segurança pública com a população.


“Não queremos produzir um resultado negativo”, disse. “A Polícia do Rio entende que iniciativas para aprimorar o seu trabalho são muito bem-vindas”, declarou o secretário de Polícia Civil em exercício, delegado Alexandre Capote.


“Nossa missão, cada vez mais, é fazer com que a sociedade, que frequenta os bancos escolares, possa fazer as suas melhores escolhas”, declarou a secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Roberta Barreto de Oliveira.


“Protocolos como esse são importantes para termos clareza do que deve ser feito”, completou o secretário Municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha.


Tiago Veras, coordenador do Grupo Temático Temporário (GTT) – Operações Policiais (ADPF 635-STF), frisou que o documento significa o início de um trabalho que está sendo desenvolvido pelas instituições envolvidas.


“É um documento vivo, nós vamos ter uma fase de monitoramento e aperfeiçoamento desse protocolo e o avanço para esse segundo momento. Temos que tratar conjuntamente da mitigação e da compensação dos impactos dessas operações e das ações policiais como um todo na comunidade escolar”, disse.


“Nosso encontro, no dia de hoje, é um marco importante. Representa a consolidação e a construção de um consenso institucional”, declarou Gláucia Santana, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação da Capital.


Fonte: MPRJ

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page