top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

MPRJ questiona viabilidade ambiental do GasLub em Itaboraí

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) está acompanhando de perto o processo de licenciamento ambiental do Projeto Parque Termoelétrico GasLub, planejado para ser instalado no Polo GasLub, em Itaboraí. A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva - Núcleo Itaboraí instaurou um procedimento administrativo para apurar falhas identificadas no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado pela Petrobras, levantando relevantes questões sobre a viabilidade ambiental do empreendimento.

Petrobras

Entre as principais preocupações do MPRJ estão a ausência de um balanço hídrico adequado que assegure o abastecimento da usina com água de reuso, a falta de informações detalhadas sobre a gestão de efluentes industriais, e a carência de estudos atualizados sobre dispersão atmosférica.


Além disso, o documento ressalta a necessidade de implementar medidas adicionais de controle de poluição e questionou a precisão do estudo de análise de risco, que não utilizou dados meteorológicos específicos da região do antigo COMPERJ, agora GasLub. O MPRJ solicitou que a Petrobras apresente e o órgão licenciador, o INEA, exija do empreendedor complementações ao EIA, antes de qualquer decisão sobre a emissão da licença prévia para o empreendimento.


Audiência Pública


Durante a audiência pública, realizada na quarta-feira passada (14/8), para discutir amplamente a questão, o promotor de Justiça Tiago Veras fez um relato detalhado sobre a atuação do MPRJ no caso do COMPERJ, atualmente GasLub. Ele explicou o desenvolvimento das investigações desde 2008 , abordou o ajuizamento das cinco ações civis públicas e a celebração dos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), que estão atualmente em fase de cumprimento.


O promotor também abordou a tramitação da minuta de um novo TAC, que deverá ser assinado em breve, para tratar da implementação do Parque Natural Municipal Águas de Guapimirim, com a regularização fundiária, desapropriação, e plano de manejo da unidade de conservação, além de aprimorar a restauração florestal prevista no TAC I do COMPERJ, priorizando áreas de mata ciliar dos rios Caceribu e Macacu.


Ele também informou a população sobre o site mantido pelo MPRJ, incentivando o público a colaborar com o Ministério Público no acompanhamento e fiscalização das obrigações do empreendedor e do órgão licenciador conforme o TAC.


Após sua apresentação, os debates continuaram, com cidadãos questionando sobre a restauração florestal. O promotor esclareceu detalhes sobre a restauração prevista no TAC I do COMPERJ e indicou o site do INEA, onde é possível acompanhar o Projeto Floresta do Amanhã. Ao final, o promotor leu a conclusão da Informação Técnica do GATE nº 763/2024.


A audiência pública, realizada em formato híbrido, contou com a participação de moradores da região, que manifestaram especial preocupação com os riscos do empreendimento, qualificação de mão de obra, restauração florestal, entre outros.


O MPRJ reafirmou seu compromisso em exigir que se garanta que o abastecimento hídrico do empreendimento seja feito exclusivamente com água de reuso e que todas as pendências ambientais sejam resolvidas antes do avanço do projeto.


Fonte: MPRJ

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page