top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

MPRJ recomenda que São Gonçalo aprimore controle de zoonoses

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Região Metropolitana II, expediu Recomendação para que o Município de São Gonçalo adote medidas necessárias para aprimorar a vigilância, prevenção e controle de zoonoses. A Promotoria aponta a necessidade de adequação do Departamento de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o controle dos animais abandonados.

Reprpodução

A Recomendação é para que, em 60 dias, o Município implemente medidas de controle reprodutivo de cães e gatos; tenha mecanismos informatizados de controle dos processos existentes na Vigilância Sanitária local; realize monitoramento constante e sistemático das populações de animais; divulgue os serviços oferecidos no centro municipal que presta serviço de atendimento gratuito para caninos e felinos; crie um Conselho Municipal de Proteção Animal ou órgão semelhante; entre outras medidas para controle de doenças, conscientização e cuidado com os animais.


A promotoria levou em consideração nota técnica elaborada pelo Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE) que, em inspeção ao setor de vigilância sanitária da cidade, constatou sérias deficiências. O MPRJ aponta a falta de controle dos processos, desde pedidos, acompanhamento, até as ações de fiscalização, autuações e educação.


Também foi constatado pela promotoria que a remoção ou recolhimento de animais não é feita ou ocorre em condições deficientes.


A Recomendação foi expedida no âmbito de procedimento instaurado para acompanhar e fiscalizar as ações voltadas à vigilância e controle de zoonoses. Notícias e informações no âmbito desse procedimento dão conta de que o Município vem se escusando do seu dever de criação de políticas públicas voltadas ao controle reprodutivo e identificação dos cães e gatos abandonados, bem como da realização gratuita de vacinações.


Fonte: MPRJ

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page