Mulheres expõem seus talentos na Casa das Artes de São Gonçalo


Foto: Divulgação

A Casa das Artes, no bairro Zé Garoto, recebeu, no início da noite de terça-feira (15/3), a inauguração da exposição “Mulheres que fazem de seus sonhos uma arte”, com obras de artistas e artesãs da cidade de São Gonçalo. Até o dia 26 de março, o público poderá conferir a exposição, realizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.


“Ao abrir as portas da Casa das Artes, estamos dando a oportunidade para essas empreendedoras mostrarem seu talento e criatividade. São verdadeiras artistas que, com seu trabalho, transformam a matéria-prima, que pode ser material reciclado, em belíssimos objetos de arte. Com o convívio nas capacitações que a Secretaria de Assistência Social ofereceu, fomos descobrindo maravilhosos talentos que nos levaram a montar essa exposição. Não tenho dúvidas que será um sucesso”, disse a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Cristina da Silva.


A mostra foi montada para que o talento das mulheres empreendedoras gonçalenses que integram o Projeto Lidera Mulher possam expor seus talentos em artesanato, pintura e outros trabalhos manuais. São mais de 20 trabalhos carregados de expressividade e sentido, colocados em prática por gonçalenses com talento de sobra.


Kátia Siqueira, que trabalha há 45 anos com artesanato, desenvolve peças de decoração a partir de materiais reciclados e é uma das expositoras. Suas peças expostas são um espelho decorado com botões e peças decorativas feitas através da técnica de topiaria.


“São Gonçalo precisava muito de um evento como esse para legitimar a arte dessas mulheres, que trabalham muito e só não tinham esse reconhecimento. Gosto de trabalhar com a reciclagem e transformar o lixo em luxo”, disse a artesã, que atentou para a necessidade de mais equipamentos culturais recebendo trabalhos de artistas da cidade.


Kátia também destacou a importância dos cursos oferecidos no Lidera Mulher, para que as artesãs desenvolvam o olhar empreendedor para poder ter lucro com seus trabalhos. Além do lado empreendedor, ela também destacou a importância no emocional das participantes, que através do artesanato conseguiram resistir e superar os piores momentos da pandemia de covid-19.


O secretário de Turismo e Cultura, Lucas Muniz, que cedeu a Casa das Artes para a mostra, falou da importância da exposição.


“Essas artesãs vem desenvolvendo um grande trabalho, como podemos ver nessa exposição. A Secretaria de Turismo e Cultura está sempre de portas abertas para apoiar iniciativas como essa”, disse o secretário, que lembrou ainda do edital de incentivo à cultura, que será lançado em breve, para fomentar trabalhos de artistas gonçalenses.


Serviço:


Mulheres que fazem de seus sonhos uma arte

Local: Casa das Artes- Rua Coronel Moreira César, s/nº, Zé Garoto

Horário: 9h às 16h

300x250px.gif
728x90px.gif