top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Multado no Maranhão, Bolsonaro repete motociata no Rio


(Fotomontagem divulgada pelos organizadores do evento deste domingo)

Depois de ser multado pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PC doB) por promover "em eventos da Presidência da República aglomerações sem controle sanitário com mais de 100 pessoas", o presidente Jair Bolsonaro voltou a afrontar as medidas de isolamento social e convocou motociclistas para promover nova aglomeração neste domingo (23), agora nas ruas do Rio de Janeiro.

A convocação dos motociclistas foi feita na manhã deste sábado (22) pelas redes sociais, um dia depois de ser multado no Maranhão. A informação foi publicada pelo portal Fórum.

A multa que o governador maranhense aplicou contra Bolsonaro por infração sanitária pode chegar a R$ 1,5 milhão. O presidente tem 14 dias para apresentar a defesa.

O auto lavrado cita o decreto estadual que estabeleceu as medidas restritivas e também Lei Federal 6.437, de 1977, que versa justamente sobre infração sanitária. O Brasil já se aproxima de 450 mil mortes por Covid-19 desde o início da pandemia.

“Estamos vivendo uma fase especialmente desafiadora da pandemia. A equipe da saúde tem trabalhado muito. E hoje resolveu lavrar Auto de Infração contra o presidente da República, pela promoção no Maranhão de aglomerações sem nenhum cuidado sanitário. A lei é para todos”, escreveu o governador Flávio Dino (PCdoB) em suas redes sociais.

"Imunidade de rebanho'

Neste sábado, em entrevista à Reuters, o relator da CPI da Covid no Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), disse que, ao que tudo indica, o presidente Jair Bolsonaro apostou na imunidade de rebanho, porque nunca quis comprar vacinas e ainda estimula aglomerações.

"Acho que tudo leva nessa direção", disse Renan, e acrescentou: "O presidente primeiro negou a doença, chamou de gripezinha, depois ele foi contra o isolamento, o lockdown, depois minimizou o uso da máscara e estimulou uma aglomeração. Por que isso? Porque a imunização de rebanho, a imunização natural, ela pressupõe que o vírus se propague, então você tem que promover aglomerações, essa propagação do vírus, para que, pelo contágio de parcela considerável da população, você possa consequentemente imunizá-la."

Na entrevista, o relator da CPI também disse que, por essa razão, o governo advogou pelo tratamento precoce com cloroquina e ivermectina, gastando inclusive recursos públicos.

Apesar de todas as evidências, o relator afirmou que, no momento, não há como se responsabilizar criminalmente o presidente por eventuais erros no enfrentamento da pandemia.

Hashtag #PagaAMultaBolsonaro no topo

A multa aplicada pelo governo maranhense contra Jair Bolsonaro levou a hashtag #PagaAMultaBolsonaro ao topo dos termos mais comentados no Twitter na manhã deste sábado (22) e provocou uma enxurrada de memes nas redes sociais.


Opmerkingen


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page