top of page

Museu do Samba agora é Patrimônio Histórico e Cultural do RJ

O Museu do Samba foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. O reconhecimento veio por meio da Lei 10.360/24, sancionada na última segunda-feira (6/5) pelo governador Cláudio Castro. A publicação saiu no Diário Oficial do Estado na terça (7/5). Localizado na Rua Visconde de Niterói, nos acessos ao Morro de Mangueira, na Zona Norte do Rio, o Museu do Samba foi fundado em 2001 e possui o maior acervo do gênero no Brasil, com mais de 45 mil itens.

Divulgação

"O museu enriquece, valoriza e preserva a memória de uma área importante da nossa cultura. O samba e os sambistas fazem parte da história do país, especialmente do Estado do Rio de Janeiro. É um reconhecimento", afirma o governador Cláudio Castro.


Nilcemar Nogueira, fundadora do Museu do Samba, comenta que o reconhecimento é fundamental para o Museu do Samba.


"É um lugar de preservação de memória e valorização dos sambistas, de suas linguagens e legados culturais e sociais; o título abre caminho para avançarmos na consolidação do trabalho que fazemos há mais de 20 anos, por meio do apoio do poder público, de empresas e instituições comprometidas com ações educativas e culturais voltadas às populações que, embora envolvidas na produção do maior bem cultural deste país, são muitas vezes esquecidas", acrescenta Nilcemar.


A Lei 10.360/24 não tem natureza de tombamento, ou seja, não impede alterações nas características e instalações da sede do museu. Ao mesmo tempo, seu texto afirma que o Governo do Estado do Rio de Janeiro poderá apoiar iniciativas voltadas para a valorização e divulgação do Museu do Samba.


- O Museu do Samba cumpre um importante papel de salvaguarda da nossa cultura e conta ainda com um potente espaço para eventos. Hoje temos o orgulho de fomentar a exposição ‘Heróis da Liberdade’, que conta com patrocínio da Secretaria de Cultura e da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura. O Museu do Samba cumpre seu papel de democratização da arte e faz com que o carnaval não seja celebrado somente em fevereiro, mas ao longo de todo ano - disse a secretária de Estado de Cultura, Danielle Barros.


O Museu do Samba


O Museu do Samba é uma organização social que promove a valorização, a difusão e a preservação da memória do samba e dos sambistas. A instituição oferece uma rica e variada programação cultural e educativa, com exposições fixas e sazonais, eventos musicais, gastronômicos e multimídia.


Possui ainda um Centro de Documentação e Pesquisa do Samba e uma coleção audiovisual com mais de 160 depoimentos originais gravados por grandes nomes da história do samba e do Carnaval exclusivamente para o museu. Seu acervo de mais de 45 mil itens é o maior do Brasil especializado no gênero.


Fundado em 2001 pelos netos do compositor Cartola e sua esposa e baluarte da Mangueira Dona Zica, o museu nasceu com o nome de Centro Cultural Cartola. Em 2015, o local foi rebatizado com o nome atual e ampliou sua atuação.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editores Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Gen. Andrade Neves, 9/619, Centro, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24210-000. 

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page