top of page

Museu Nacional de Belas Artes lança exposição sobre paixão pelo futebol



O esporte mais amado entre os brasileiros é tema da exposição virtual "A paixão pelo futebol brasileiro em desenhos, pinturas e esculturas na coleção do Museu Nacional de Belas Artes", lançada na plataforma do @googleartsculture, nesta terça-feira (19), Dia Nacional do Futebol e véspera da abertura da Copa do Mundo Feminina de futebol na Austrália e na Nova Zelândia.


De acordo com o curador da exposição, Marcio Marques, "a mostra aborda uma variedade de temas, desde os primórdios do futebol no Brasil e a luta contra o preconceito racial e social através da inclusão de negros e operários, até sua popularização e o surgimento de ídolos que transformaram o esporte em um fenômeno de massas".


"Tendo sido proibida a prática do futebol por mulheres no Brasil desde os anos 40 até os anos 80, o acervo evidencia essa invisibilidade. Não há obras cujo tema seja a mulher jogando bola. Mas nossas artistas expressaram o amor pelo futebol em obras como a famosa pintura “Fla-Flu”, de Djanira e “Futebol”, de Irene Medeiros, ambas integrando a exposição", destaca o texto da curadoria.


"O convite ou, estímulo, do MNBA é para que tenhamos ao lado de obras do nosso acervo, como o desenho “Pelé”, de Cássio Loredano, outras que evidenciem os feitos de NOSSAS atletas como Marta, Pretinha, Formiga, Cristiane, Roseli, Sissi, Debinha e Tamires", conclui.


Confira como ficou o resultado através do link: https://artsandculture.google.com/story/7wVBv51idDoLlw

Commenti


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page