top of page

Músico Flávio Mendes ministra palestra sobre Tom Jobim

Quem nunca ouviu falar em Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim? Talvez não pelo nome completo, mas o último sobrenome já diz tudo. Jobim, o Tom Jobim! No dia 11 de agosto, sexta-feira, das 14h às 18h, o público terá a oportunidade de saber um pouco mais sobre este que foi um grande compositor, pianista, violonista, arranjador e cantor brasileiro, a partir da palestra “Todos os Toms”, ministrada pelo músico e arranjador Flávio Mendes.

Divulgação

O evento, organizado pelo Programa Aprendiz Musical, por meio da Secretaria de Ações Estratégicas e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, acontecerá no Caminho Niemeyer. Para participar, os interessados podem se inscrever pelo link.


Qual foi a trajetória desse menino criado em uma então distante Ipanema e que fez a garota desse bairro virar um ícone mundial? Como um pianista de boates de Copacabana se transformou no único compositor a quem Frank Sinatra dedicou um disco inteiro? Qual é o legado que a música de Tom Jobim deixou para o Brasil? Estas e outras questões serão tema do encontro.


Tom Jobim, o maior compositor da história da música brasileira, compôs canções complexas, rebuscadas, mas também populares. Até hoje são cantadas em todo o mundo. Ele se dizia um filho de Villa-Lobos e, ao mesmo tempo, foi pai de toda uma geração pós-bossa nova.


Sobre Flávio Mendes:


Nascido em Petrópolis/RJ, estudou na Escola de Música de Brasília, onde iniciou sua carreira como instrumentista. Já no Rio de Janeiro, especializou-se em Arranjo e Harmonia no CIGAM (Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical). Foi indicado como Melhor Arranjador, no 29º Prêmio da Música Brasileira, em 2018, pelo trabalho no disco ‘Danilo Caymmi interpreta Tom Jobim’ (Universal Music). É guitarrista do grupo Bossacucanova desde 2003, com quem fez turnês pelo mundo, e cantor e arranjador do Grupo Vocal Equale, vencedor do 20º Prêmio da Música Brasileira como Melhor Grupo de MPB.


Fez Arranjos e Direção Musical para artistas como Bibi Ferreira (de quem foi Maestro por 15 anos), Danilo Caymmi (atualmente está em turnê com os espetáculos Viva Caymmi e Danilo Caymmi interpreta Tom Jobim), Leny Andrade, Alice Caymmi, Marília Pêra, Zezé Motta, Tania Alves, entre outros.


Como arranjador e produtor musical tem em seu currículo discos de Bibi Ferreira, Danilo Caymmi, Leny Andrade, Cauby Peixoto, Alice Caymmi, Joyce Moreno, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Oswaldo Montenegro, Lucho Gatica, Grupo Vocal Equale, entre outros


É o criador do programa de YouTube O ARRANJO, no qual analisa arranjos históricos da música brasileira.


Serviço:


Palestra “Todos os Toms”, com Flávio Mendes

Data: 11 de agosto, sexta-feira

Horário: das 14h às 18h

Local: Caminho Niemeyer

Endereço: Rua Jornalista Coelho Neto, sem número – Centro – Niterói

Entrada gratuita, com inscrição pelo link


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comentarios


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page