Mutante: Brasil se fecha para voos vindos do Reino Unido


A partir desta sexta-feira (25), passageiros oriundos do Reino Unido estão impedidos de desembarcar no Brasil, com o objetivo de impedir a disseminação de uma nova variante do vírus SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19, que foi detectada pela primeira vez naquele país na semana passada.

A decisão do governo foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) através da portaria nº 648, ainda na quarta-feira (23).

De acordo com a portaria, nenhum voo partindo do Reino Unido, ou que faça escala no país, poderá vir ao Brasil. Além disso, estrangeiros que tenham passado pelo Reino Unido nos últimos 14 dias também não poderão entrar no território brasileiro. Essa exigência passa a valer a partir da próxima quarta-feira (30).

Para demais estrangeiros que queiram entrar no país pela via aérea será exigido um teste RT-PCR negativo de detecção da Covid-19 realizado 72h antes do embarque. A exigência não vale para crianças menores de 12 anos, desde que estejam acompanhadas por pessoas que entregaram o exame. Além do PCR, será exigido do estrangeiro a Declaração de Saúde do Viajante.

Apesar disso, as restrições terão exceções, conforme determina a portaria no DOU. É o caso de brasileiros natos ou naturalizados, imigrantes com residência definitiva no Brasil com prazo determinado ou indeterminado, profissionais estrangeiros a serviço de organismos internacionais e funcionários estrangeiros acreditados junto ao governo brasileiro.

Além desses casos, a exceção também está prevista para estrangeiros com parentes brasileiros ou com ingresso autorizado no país pelo governo por interesse público e questões humanitárias. Serão liberados ainda os estrangeiros portadores do Registro Nacional Migratório e também o transporte de cargas.

Brasil e Reino Unido estão entre os países mais afetados pela pandemia da Covid-19. Segundo os dados da Universidade Johns Hopkins, o Brasil tem 7.365.517 casos confirmados do novo coronavírus e 190 mil mortes pela doença. Já o Reino Unido tem 2.156.077 de casos e quase 70 mil mortes. Apesar de ser o segundo país com mais mortes na pandemia, o Brasil ainda não tem vacinas disponíveis contra a Covid-19. O Reino Unido, por sua vez, já iniciou a vacinação de sua população contra a doença.

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle