top of page

NASA mostra imagens impressionantes de Marte em luz ultravioleta


(NASA)

Imagens obtidas pela missão MAVEN (acrônimo em inglês para algo como “Atmosfera e Evolução Volátil de Marte”) da NASA revelaram vistas impressionantes de Marte em duas imagens de espectro ultravioleta captadas pela sonda espacial em comprimentos de onda ultravioletas, a partir de diferentes pontos ao longo da órbita do planeta vermelho, informou a agência espacial norte-americana.


Para tornar os comprimentos de onda visíveis ao olho humano e mais fáceis de interpretar, as imagens são exibidas com diferentes níveis de brilho representados por vermelho, verde e azul.


Neste formato de cor, o ozônio atmosférico aparece roxo, enquanto nuvens e névoas aparecem brancas ou azuis. A superfície pode parecer verde ou marrom.


A primeira foto foi tirada em julho de 2022, durante o verão do hemisfério sul de Marte, que surge de forma muito parecida com as estações na Terra. A imagem mostra a planície de Argyre, uma das crateras mais profundas de Marte, colorida de rosa pálido como resultado da névoa atmosférica. Os desfiladeiros profundos do sistema Valles Marineris aparecem marrons com nuvens, enquanto a calota polar sul pode ser vista em branco.


A segunda imagem mostra o hemisfério norte de Marte, tirada em janeiro de 2023. A rápida flutuação das estações no polo norte resulta em uma grande quantidade de nuvens brancas. Os desfiladeiros profundos de Valles Marineris são visíveis no canto inferior esquerdo em marrom junto com várias crateras. A foto também mostra o ozônio acumulado durante as noites polares geladas do inverno boreal.


A MAVEN foi lançada em novembro de 2013 e atingiu a órbita de Marte em setembro de 2014. A missão da sonda é investigar a atmosfera superior do planeta, a ionosfera, a influência do Sol e dos ventos solares que causam a perda da atmosfera marciana.


(NASA)
(NASA)

Com a Agência RT

Comentarios


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page