top of page

Natal é Quando Nasce uma Família

Por Railane Borges


Então despencou do céu o vidro grosso que segurava a abóbada e o passado caiu sobre o presente durante a penetração da atmosfera. Tudo se entrelaçou como a forma do nosso DNA. O milagre quântico que deu corpo sólido aos sonhos inconscientes que recebi de sinapses em um misterioso estado de consciência humana. Poderia condensar a mesma energia em uma pedra, ou uma gota no vasto oceano. Mas não. Ciência, biologia e mágica, um pouco de cada e aqui estão eles. Seres caminhantes, cada qual dono do mistério da voz.

Reprodução
Reprodução

O céu rompido diante de mim é esse canal direto com tudo que me fez ser esta de agora. Neste momento se estabelece toda a eternidade da qual participarei. Mesmo finda e breve, a olhadela mais agradável através da brecha passa dentro dos olhos dos filhos que se põe sobre a terra.


Um curioso sempre teria se posto a sair da água. A caminhar em duas pernas e a olhar o tempo se perguntando do que é feito e como funciona. Talvez isto tenha nos feito o que somos. Mesmo que as perguntas jamais se respondam. Assim sendo, não podemos nunca parar. Por hora paro apenas o olhar em seus brincares infinitos.


A vida é muito mais sincera quando corre livre nos arredores dos passos leves dos meninos pequenos. Por hora, esse céu caído é o limiar do meu paraíso.


Estamos no décimo segundo mês do calendário gregoriano. Foi também o nascimento de um outro menino que fez surgir este novo mundo. Àquela mãe não foi dado o privilégio de terminar a vida na cronologia linear com que fomos presenteados. Os pais se vão antes dos filhos. Me pergunto se o círculo de fogo de Maria a fez sentir como me fez sentir. A ardência, o calor, a expulsão e finalmente o corpo quente de um ser feito em seu próprio ventre. Uma força maior que si embalando rumos e redesignando planos. Uma ave, uma manjedoura, um boi. Duas coisas diferentes são o aconchego e o luxo. Ali não se pensava em cruz.


O nascer é oposto a morrer, é o início, a partida, o começo. Nada na vida é mais importante que ver um fruto perseverar. Crescer apesar dos ventos. Se Natal é o nascimento de uma família, fatal é igualmente a sua morte.


Neste Natal muitas mães não terão a mesma sorte. Não consigo não pensar nelas. Em sua angústia, no que lhes foi roubado. Todos os dias. Cruzes invisíveis as mesmas de Cristo.


O lume das velas que acendo carregam muitas preces. Neste Natal que o amor cristão abrace em silêncio: as mães de Acari; de João Pedro, de Ághata, de Heloísa, de Ryan, de Davi… São infinitos os nomes… E também a dor. Por que celebramos a vida se insistimos na morte?


*Railane Borges é atriz e cineasta

Posts Relacionados

Ver tudo

Cessar-fogo para inglês ver

Eduardo Vasco “Israel” faz uma guerra genocida direta em duas frentes – Palestina e Líbano. Ambas chegaram, após extrema resistência de...

15 Comments


Flavio Araujo
Flavio Araujo
Dec 19, 2024

Texto lindo, parabéns pela sensibilidade.

Like

Parabéns pelo texto, o meu sentimento de ler tal obra foi de que meus olhos ainda estão vendados e que não vejo o mundo de uma forma mais abrangente, percebi que temos que aproveitar os belos momentos o qual a vida nos dá e não ficar nesse mundo volátil em que vivemos.

Like

lucyscheidt
Dec 17, 2024

Preces pelos q ficam, pelos q ja foram, pelos q virão 🙏🏻 Esse período sempre me lembra qdo eu ainda tinha meus avós e outros parentes q sempre estavam próximo e como hj meu núcleo familiar reduziu.

Gratidão sempre por tudo.

Like

Adriana Bruno
Adriana Bruno
Dec 17, 2024

Sou muito fã dos textos da Rai. Esse aqui é uma grande reflexão …

Like

Alexandre Guerra
Alexandre Guerra
Dec 17, 2024

Realmente o que fazemos entre o alvorecer e o anoitecer (da vida) é o que certamente nos definirá quando tivermos partido... Excelente texto.

Like
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editores Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Gen. Andrade Neves, 9/619, Centro, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24210-000. 

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page