Neltur promove passeios inclusivos nas trilhas Platôs e Caminho de Darwin

A Prefeitura de Niterói, através da Niterói Empresa de Turismo e Lazer (Neltur), dá continuidade aos passeios pelas Trilhas do Parque da Cidade, neste sábado (23/10), no Caminho de Darwin às 9h, e domingo (24), na Trilha dos Platôs, também a partir das 9h. As duas trilhas são acessíveis com 10 vagas por trilha e sendo 10% para pessoas com deficiência. As informações e inscrições podem ser feitas pelo site.

Passeio inclusivo na trilha com a cadeira Julietti, no Ecotur sem Barreiras / Foto: Douglas Macedo, Prefeitura de Niterói

O Projeto Niterói Ecotur Sem Barreiras oferece aos portadores de deficiência, visitantes e turistas, passeios guiados pelas trilhas do Parque da cidade, gratuitos, com guias bilíngues, duas vezes por mês, sempre aos domingos, a partir das 8h, com grupos de acordo com o nível de cada dificuldade da trilha e com todas as ações preventivas da covid-19. Os participantes, a cada passeio, ficarão a uma distância um do outro de pelo menos 2 metros.


O programa é realizado pela Niterói Empresa de Turismo e Lazer (Neltur), em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e de Acessibilidade e o Clube Niteroiense de Montanhismo. Os trilheiros que têm dificuldade de locomoção serão conduzidos pelas equipes na cadeira especial Juliette.


O passeio abrange as seguintes trilhas: a partir do Parque da Cidade: Ilha do Pontal, Morro das Andorinhas, Bosque do Eucaliptos, Morro da Peças, Platôs, Córrego dos Colibris, Caminho de Darwin, Mirante da Lagoa, Tapera e Platôs.


Para o presidente da Neltur, Paulo Novaes, se investe cada vez mais no potencial natural da cidade com seus parques e paisagens para que Niterói assuma cada vez mais sua vocação para um turismo eco-sustentável.


"O projeto Ecotur Sem Barreiras, além de oferecer aos niteroienses, visitantes e turistas, passeios guiados pelas trilhas do município, gratuitos, possibilita também aos portadores de deficiência esta experiência única de vivenciar a natureza através das trilhas."


Ecotur sem barreiras


Neste momento em que o mundo passa pela maior crise sanitária do século, a pandemia da COVID-19, o ecoturismo surge como uma alternativa ao turismo de massa, incorporando em sua concepção os princípios do turismo alternativo, buscando no ambiente natural sua adequação aos princípios de inserção social e de mínimos impactos ao ambiente e melhores condições para o distanciamento social durante a atividade turística.


Desde maio deste ano, com o objetivo de colocar o turismo como um importante agente na retomada econômica do município, no momento em que o ecoturismo é o setor que vem tomando a frente da retomada do turismo, a NELTUR vem oferecendo e realizando o projeto “Niterói Ecotur Sem Barreiras.


O Projeto consiste em ofertar à população niteroiense, aos turistas e visitantes da cidade passeios monitorados pelas trilhas da cidade. O maior diferencial da iniciativa é o Niterói Ecotur Sem Barreiras oferece vagas de alguns dos passeios pelas trilhas da cidade para pessoas com dificuldade de locomoção, que terão disponível no local equipamento especial para trilhas denominado “Julietti”.


O equipamento utilizado nos passeios, a Julietti, criada pelo engenheiro Guilherme Cordeiro, é uma cadeira de rodas adaptada para a prática do montanhismo. Ela foi projetada e construída para permitir que pessoas com deficiência física possam percorrer as trilhas mais desafiadoras. O equipamento é desmontável, fácil de transportar, possui apenas uma roda com pneu de borracha e amortecedor e necessita de dois operadores principais e dois de apoio, além do passageiro. O assento fica a um metro de altura, possui encosto e cinto de segurança.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif