top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Nicolás Maduro cancela ida à Cúpula da Amazônia


O líder venezuelano Nicolás Maduro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Cúpula da Amazônia, evento que começou nesta terça-feira (8) em Belém, não contará com a presença do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O cancelamento, de última hora, ocorreu por uma recomendação médica.


Em uma publicação nas redes sociais, Maduro afirmou que estava com otite, o que o impediria de gravar um programa de TV. A expectativa é de que o país vizinho seja representado pela vice-presidente Delcy Rodríguez e pelo ministro das Relações Exteriores, Yván Gil, que já se encontra em solo brasileiro.


Na ausência dos críticos mais acirrados do líder venezuelano - como o uruguaio Luis Lacalle Pou e o paraguaio Mario Abdo Benítez - a cúpula era vista, segundo fontes governistas, como uma oportunidade de normalizar a convivência de Maduro com pelo menos parte da região.


Por outro lado, quem está presente é a presidente do Peru, Dina Boluarte, que faz sua primeira viagem ao exterior desde a queda de Pedro Castilho.


Na segunda-feira (7), Dina encontrou com presidente Luiz Inácio Lula da Silva em reunião bilateral com o mandatário.


A cúpula reúne os países signatários da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), entidade intergovernamental formada pelos oito países amazônicos. O grupo foi instituído a partir da assinatura do Tratado de Cooperação Amazônica, em 1978.


O encontro de chefes de Estado tem objetivo de não só discutir políticas públicas sustentáveis para a Amazônia, mas também impulsionar o protagonismo de países emergentes na diplomacia sobre as questões climáticas e ambientais.


Antes de começar a cúpula, Lula usou sua conta oficial no Twitter para informar que recebeu um recado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmando que o desmatamento na Amazônia caiu 42% durante o seu governo.


A Cúpula da Amazônia terá duração de dois dias (8 e 9) e contará com a presença de representantes de mais de 15 países.


Com informações da Agência Brasil

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page