top of page
banners niteroi que queremos NQQ TUNEL 780x90px 3 7 25.jpg

Niterói é 3ª no Brasil em saneamento, diz Trata Brasil

Por Axel Grael


O Instituto Trata Brasil anunciou o Ranking do Saneamento 2025, a 17ª edição (realizado desde 2009), da comparação anual da performance dos 100 maiores municípios do Brasil, quanto à distribuição de água, além da coleta e tratamento de esgoto sanitário. Segundo alerta da instituição, cerca de 90 milhões de brasileiros ainda não possuem acesso à coleta de esgoto, refletindo em problemas na saúde para a população que diariamente sofre, hospitalizada por doenças de veiculação hídrica.

Divulgação
Divulgação

Como informa o site do Trata Brasil, "para produzir o ranqueamento, foram levados em consideração os indicadores mais recentes do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA), ano-base 2023, publicado pelo Ministério das Cidades, além de uma ponderação de pesos na evolução dos indicadores estabelecida em metodologia criada em parceria com a consultoria GO Associados".


O Ranking é composto pela análise de três “dimensões” distintas do saneamento básico de cada município: “Nível de Atendimento”, “Melhoria do Atendimento” e “Nível de Eficiência”1 .


Nesta edição, Campinas (SP) foi a primeira colocada, seguida por Limeira (SP) e Niterói (RJ). Conforme o relatório do Trata Brasil, somente cinco cidades no país tratam 100% do esgoto coletado: Niterói, Piracicaba, Maringá, Uberaba e Cascavel.


Dentre as 20 piores cidades do país estão, lamentavelmente, quatro cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro: São João de Meriti (88° lugar), Duque de Caxias (90° lugar), São Gonçalo (94° lugar) e Belford Roxo (96° lugar). A expectativa é que com a concessão dos serviços de saneamento no RJ, os investimentos necessários aconteçam e possamos reverter a triste situação atual. A capital, Rio de Janeiro, aparece em 59° lugar, tendo retrocedido 16 posições com relação ao ranking do ano anterior.

Implantação de redes de coleta de esgoto para o saneamento da Região de Pendotiba. 2022.  / Divulgação
Implantação de redes de coleta de esgoto para o saneamento da Região de Pendotiba. 2022.  / Divulgação

Avanços de Niterói


A qualidade do saneamento em Niterói é o resultado do modelo de gestão com uma concessão realizada pelo município para a Concessionária Águas de Niterói em 5 de novembro de 1999. Também decorre de um grande volume de investimentos que fez com que saíssemos de uma realidade na época de apenas 72% da população atendida com o abastecimento de água e somente 35% com esgoto coletado.


Após um investimento de R$ 1,4 bilhão em 25 anos, chegamos a uma realidade de 95,6% de esgoto coletado e 100% do que é coletado é tratado. (Fonte: Águas de Niterói). Desde 2003, temos 100% de abastecimento de água em toda cidade, fato que só se verifica em 11 cidades brasileiras.

Reprodução
Reprodução

Conforme vemos nos dados acima (*), os investimentos realizados entre 2021 e 2024 correspondem a 46% dos investimentos de toda a última década e 13,43% de todo investimento desde o início da concessão, ou seja, nos últimos 25 anos.


Veja a performance de Niterói nas últimas edições do Ranking:


2025 (ano base 2023): 03° lugar

2024 (ano base 2022): 06° lugar

2023 (ano base 2021): 04° lugar

2022 (ano base 2020): 23° lugar

2021 (ano base 2019): 24° lugar

2020 (ano base 2017): 18° lugar


Os grandes desafios agora são avançar ainda mais no saneamento das comunidades e intensificar o programa Ligado na Rede para enfrentar o problema das ligações clandestinas tanto de esgoto nas águas pluviais (polui os rios) como ligações de águas pluviais na rede de esgoto (causa sobrecarga na rede de esgoto e problemas operacionais nas Estações de Tratamento de Esgoto - ETE).


Outra prioridade é a drenagem sustentável. Neste caso, o grande exemplo dos investimentos de Niterói são os jardins filtrantes implantados no Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis.


Parabéns, Niterói!!!!


*Axel Grael é engenheiro ambiental, ex-prefeito de Niteroi e ambientalista

Comments


banners niteroi que queremos NQQ TUNEL 300x250px 3 7 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page