top of page
banner felicidade é viver aqui niteroi mulher 780x90 29 11 24.jpg

Niterói celebra 451 anos com cultura e resiliência climática

As comemorações pelo aniversário de Niterói começaram logo cedo nesta sexta-feira (22/11), com a tradicional missa na Igreja de São Lourenço dos Índios, a mais antiga da cidade, no bairro de mesmo nome, na Zona Norte. Nestes 451 anos, os moradores serão presentados com uma agenda cultural de shows gratuitos no fim de semana (22, 23 e 24/11), com a entrega da Casa Norival de Freiras, o Solar Notre Rêve, totalmente restaurada, e o mais importante: a consolidação da cidade como referência no enfrentamente às mudanças climáticas.

A missa foi celebrada pelo Arcebispo Dom José Francisco Rezende Dias, com auxílio do Bispo Dom Geraldo, e contou com a presença do prefeito Axel Grael e da primeira-dama Christa Grael.


“Essa Casa de Deus é um dos prédios mais antigos da cidade, que testemunhou os 451 anos de história de Niterói. É uma trajetória que nos enche de orgulho, apesar das dificuldades. Quando olhamos para o que foi construído ao longo de gerações, reconhecemos a superação e o trabalho coletivo que fizeram de Niterói uma referência para outros lugares. A cidade nunca está pronta, ela é construída dia após dia, com a dedicação de cada um. Quero aproveitar para agradecer a todos os colaboradores que, ao longo de tantos anos, se empenharam nesse projeto. São anos de trabalho por uma Niterói que acreditamos ser o melhor lugar para viver e ser feliz”, disse o prefeito Axel Grael.

Shows gratuitos


A rodada de shows de aniversário começa hoje (22/11) e vai até domingo (24/11). Nesta sexta e no sábado, em palco montado na Praia de São Francisco, as apresentações ficam a cargo de Negamanda e Seu Jorge (sexta, a partir das 18h); e Faixa Etária, Gui Schwab e Pitty (sábado, a partir das 17h). No domingo (24/11, a partir das 17h), será a vez da DJ Cris Pantoja, João Gabriel, Intimistas e Delacruz, que se apresentam no estacionamento da Central de Abastecimento de Niterói (Caden), na rua Galvão nº 148, no Barreto.

Casa Norival de Freitas é entregue à população


O imóvel no Centro da cidade, construído em 1923, completou no ano passado um século de existência, passou por um trabalho de restauro minucioso e será reaberto ao público nesta sexta-feira (22/11). Também chamado de Solar Notre Rêve, o espaço vem se somar a outros importantes centros culturais da cidade e vai abrigar a sede do Aprendiz Musical, programa de inclusão social através da música.


As obras de recuperação da Casa Norival de Freitas custaram R$ 29,1 milhões e foram executadas pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), que primou pela preservação do estilo eclético romântico. O casarão estava fechado por vários anos e antes da reforma foram realizados estudos arqueológicos e pesquisas iconográficas. O restauro arquitetônico seguiu as diretrizes do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e do Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePAC).

“Essa obra pedia serviços especializados e muito específicos para realizar as obras de restauração de patrimônio. Várias peças do casarão estavam danificadas e precisaram ser reparadas ou refeitas pela destruição ao longo do processo de abandono. Foi um trabalho muito meticuloso e desafio quem visitar a identificar quais peças foram recuperadas e quais estavam no local. Temos uma joia que está sendo entregue para Niterói. Essa casa representa o que era o centro de Niterói em outros tempos”, afirmou o prefeito.


Com a revitalização, os elementos originais, como assoalhos, forros e ornamentações, foram recuperados, dando nova vida ao espaço e mantendo sua beleza e altivez. Além do prédio principal, o anexo também passou por obras para abrigar o Aprendiz Musical e conta ainda com auditório, camarins, estúdios, salas de exposição, área de convivência e terraço com vista para a cidade.


“A gente acompanha há muito tempo esse casarão. O imóvel estava deteriorado, abandonado e com risco de desabamento. Essa obra resgata uma parte do Centro de Niterói, que fica mais isolada do grande fluxo de passagem e que passa a trazer um movimento muito grande para o Jardim São João, para o entorno e para a igreja. Além disso, resgata a memória de uma época, de um estilo arquitetônico e a memória da população. E vamos contar ainda com a presença constante do projeto Aprendiz Musical, então será um equipamento que vai estar sempre sendo visitado, olhado e usado. Essa entrega resgata uma relação importante com a preservação do patrimônio, com as memórias da gente e com a construção da história”, explicou Mariana Zorzanelli, subscretária Executiva.


Praça Arariboia revitalizada


A Prefeitura de Niterói concluiu a requalificação da Praça Arariboia, um importante projeto de revitalização urbana que transformou completamente a região, ampliando o espaço em mais de 50%. A intervenção, que ocupa 12 mil metros quadrados, traz paisagismo renovado, iluminação moderna e um ambiente mais acessível e seguro para pedestres.


O prefeito de Niterói, Axel Grael, contou que a praça ganhou outra dimensão com a revitalização e deixou de ser um local só de passagem.


“A Praça Arariboia ganhou uma outra dimensão com a recuperação da vista para a Baía de Guanabara, que estava obstruída com o estacionamento e com a antiga estrutura do aerobarco. Agora, há uma série de novos equipamentos, espaço para lazer e contemplação. A gente vê, no fim de tarde, as pessoas já usufruindo do novo espaço e muitas, quando saem de barcas, passam aqui para fazer uma foto com o pôr do sol. É isso que a gente queria, que a Praça Arariboia não fosse só um espaço de passagem rápida, mas que as pessoas curtissem o momento de estar aqui. Esse espaço ganhou mais arborização com mais área verde e está muito mais aprazível para o benefício da população”, disse o prefeito.

O antigo estacionamento para cerca de 80 carros e a estação abandonada deram lugar a um amplo espaço de integração, conectando as barcas, o Terminal Sul e o Terminal João Goulart. Este novo espaço promove a interação entre os diversos modais de transporte e facilita a circulação de moradores e visitantes pela cidade.


O projeto, assinado pelo renomado escritório Burle Marx, também gerou um impacto ambiental significativo. Foram plantadas mais de 80 árvores e sete espécies diferentes de palmeiras, o que contribui para o aumento da área verde e o equilíbrio ecológico da região.


“A Praça Arariboia é uma das praças mais simbólicas da cidade porque é a porta de entrada para quem vem do Rio. É uma praça por onde passam cerca de 200 mil pessoas todos os dias, praticamente metade da população de Niterói. Tínhamos uma frente marítima degradada, abandonada por 40 anos, totalmente obstruída e que não tinha conexão entre o centro histórico da cidade e a Baía de Guanabara. O projeto amplia em 50% a área da praça Arariboia para mais de 12 mil m² com um novo paisagismo do escritório Burle Max e resgata a integração entre as barcas, o Terminal Sul que está sendo ampliado, o Terminal João Goulart, o bicicletário para as bicicletas privadas e as bicicletas compartilhadas do NitBike. Enfim, é um grande espaço de integração e de mobilidade sendo entregue para a população”, ressaltou o secretário de Arquitetura e Urbanismo, Renato Barandier.


As obras na Praça Arariboia fazem parte do projeto de requalificação da Avenida Visconde do Rio Branco e da orla da região central. A Prefeitura de Niterói está investindo cerca de R$ 90 milhões na área.


Antes dos aterros realizados, principalmente na década de 1970, o mar chegava até a avenida. Com o tempo, a antiga orla se deteriorou e a Baía de Guanabara ficou mais distante. Agora, por iniciativa da Prefeitura, a orla está sendo revitalizada, ganhando novas funcionalidades e acessibilidade.


No trecho norte da avenida, o projeto inclui o entorno do Mercado São Pedro, a implantação de baias e novos pontos de ônibus no canteiro central, ciclovia, paisagismo e arborização. Na Praça Arariboia, a área foi desobstruída e ampliada, com melhorias para as laterais norte e sul da Estação das Barcas, além de tratamento paisagístico e criação de espaços de contemplação com vistas para a Baía de Guanabara.


As obras também requalificaram as vias ao redor da Concha Acústica, o acesso ao Campus Gragoatá da UFF e a Rua Coronel Tamarindo, além da praça em frente ao Castelinho e à praça em frente ao Clube Gragoatá.


Atualmente, estão em andamento as obras de expansão do Terminal Sul, próximo ao Plaza Shopping.


Referência no enfrentamento às mudanças climáticas


Niterói comemora seus 451 anos destacando-se como a primeira cidade do Brasil a criar uma Secretaria do Clima e a investir em estratégias robustas para enfrentar os desafios das mudanças climáticas.


"Nosso compromisso com o futuro de Niterói é inegociável. Investir em soluções para enfrentar as mudanças climáticas não é apenas uma necessidade, mas uma obrigação para garantirmos um futuro mais seguro e sustentável para as próximas gerações. Com a implementação de estratégias inovadoras, Niterói tem se posicionado como referência na adaptação e mitigação dos impactos das mudanças climáticas, preparando a cidade para os desafios que virão”, destaca o prefeito de Niterói, Axel Grael.

Com uma estrutura de monitoramento inovadora, o Centro de Monitoramento e Operação da Defesa Civil trabalha 24 horas por dia, utilizando 46 pluviômetros automáticos para avaliar as condições meteorológicas. A cidade conta com 37 sirenes de alerta instaladas em 33 comunidades, alcançando cerca de 120 mil pessoas.


Outro destaque é o radar meteorológico, que permite prever tempestades com maior precisão e planejar ações de mitigação de riscos, fortalecendo a segurança da população.


Além disso, Niterói conta com 153 Núcleos de Defesa Civil (NUDECs) e mais de 3 mil voluntários treinados, que atuam em 54 comunidades. Junto a eles, o NUDEC Queimadas, composto por 700 voluntários em 15 núcleos, está pronto para prevenir e combater incêndios.

Desde 2013, a Prefeitura já investiu cerca de R$ 1 bilhão, com a conclusão de mais de 149 obras de contenção de encostas em toda a cidade. Também foram investidos aproximadamente R$ 500 milhões em obras de macro e microdrenagem, além de pavimentação.


*Com informações da Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
banner felicidade é viver aqui niteroi mulher 300x250 27 11 24.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page