top of page
banner felicidade é viver aqui niteroi pescador 780x90 29 11 24.jpg

Niterói celebra Dia do Escritor com atividades culturais

Ocupando as vias da cidade, por meio do Projeto Arte na Rua, saraus independentes sediados em Niterói terão edições abertas e gratuitas. Entre as atrações teremos, Um Brinde à Poesia ocupando o Horto do Fonseca, o Sarau Florescer Nit no Parque das Águas e Sarau Horto Poético acontecendo no Horto de Itaipu. A FAN apoia a circulação das ações literárias já reconhecidas pelos cidadãos como uma forma de atrair o público para o universo instigante dos livros.

No dia 13 de julho, um dos pontos altos da comemoração será o Niterói Arte Poesia, que ocorre pela primeira vez na Praça da República.


Com contação de histórias e apresentação artística, além de oficinas para o desenvolvimento da expressão artística literária na cidade, os artistas poderão vender suas publicações na feira associada ao evento.


Na oportunidade, os cidadãos poderão ter contato com os artistas que promovem a literatura local, além de escritores técnicos que estão também convocados para as atividades.

Fechando o mês, o Sarau & Autógrafos terá sua segunda edição na Sala Carlos Couto. Esse espaço foi criado para que os artistas locais tenham com constância um espaço de sarau aberto para todas as manifestações e lançamentos de livros em um dos pontos mais disputados da cidade.


Outras atividades também estão sendo preparadas para comemorar essa importante expressão artística.


"Um dos compromissos da gestão da FAN é o fortalecimento do setor do livro, dada sua expressividade local e as muitas atividades envolvidas no processo de publicação", afirma Micaela Costa, presidenta da Fundação de Arte de Niterói.

Nos últimos meses, várias atividades confirmam esse direcionamento da FAN. Em abril, a comemoração do Dia Mundial do Livro aconteceu em alguns pontos da cidade. O Arte na Rua recebeu a rubrica da literatura, a fim de promover a introdução da leitura em vários grupos sociais.


Recentemente, artistas de Niterói participaram de um sarau no Ler - Festival do Leitor, no Pier Mauá, indicando o trabalho de diálogo com outras gestões e projetos da área.


"A cidade já está sentindo a diferença a ser celebrada nesse Mês do Escritor. A Literatura entrou definitivamente nas discussões estruturais da cultura local", relata Jordão Pablo de Pão, coordenador do livro, leitura e memória da FAN. As atividades têm entrada gratuita.

Serviço


13/7 - Encontro Niterói Arte Poesia


Arte na Rua/Praça da República (em frente a Biblioteca Parque)

10h30 - Débora Moreno - Contação de Histórias

11h30 - Show com o livro “50 tons de crônica” da autora Mona Vilardo acompanhada por Leandro Junior no violão


Arte na Rua/ Biblioteca Parque

13h - Oficina Amanda Almeida - Escrita Criativa

13h - Oficina Oficina Viagem à Terra do Encontro: criação de histórias a partir da estrutura de um conto de tradição oral por Daniela D’Andréa

14h - Oficina Tocando a Lira - as possibilidades da publicação de poesia para além do livro

Apresentação: Evelyn Murad - Jornalista Responsável pela Lira

Participação: Marcelo Aceti - Escritor, editor e curador literário da Lira

14h - Oficina O Desafio do contador de histórias nos tempos atuais com Regina Abrunhosa


13/7 - Horto do Fonseca

16h - Um brinde à poesia Niterói - 25 anos Poetas do Rock - Apresentação Lucília Dowslley e Leandro Ribeiro


19/7 - Arte na Rua / Praça das Águas

11h - Sarau Florescer Nit


28/7 - Arte na Rua / Horto de Itaipu

10h - Leo Salo e Will Will

11h - Sarau Horto Poético


31/7 - Sala Carlos Couto

18h - Sarau e Autógrafos 2 ed.

Curadoria e Apresentação de Jordão Pablo de Pão


Fonte: Departamento de Imprensa FAN

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page