Niterói celebra os 100 anos da Assembleia de Deus no Estado
No próximo sábado, dia 22 de junho, a igreja Assembleia de Deus comemora 100 anos de existência no Estado do Rio de Janeiro. Para marcar a data, os fiéis de Niterói ganharão uma sede provisória que antecederá a construção da Catedral, projetada há 27 anos pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A estrutura em forma de domo será o palco da celebração do centenário da congregação na cidade.
Além de uma reunião, às 14h, com cerca de mil pastores e líderes de igrejas de todo o país e exterior, a partir das 18h será realizado um culto ao ar livre aberto ao público, tendo a paisagem da Baía de Guanabara como cenário. São esperados cerca de 15 mil fiéis, vindos de diferentes estados brasileiros.
Para o pastor Samuel Câmara, líder das Assembleias de Deus de Belém (PA), além de ser um local de conforto para a congregação, a sede provisória e a catedral farão parte de um projeto histórico e de um patrimônio arquitetônico que incluiu obras visitadas por turistas de diversas partes do país e do mundo.
“Vai ser um grande marco. Hoje, representamos 10% da população brasileira, o que significa quase 25 milhões de pessoas. Então, plantarmos a semente da sede provisória, que já começará a realizar os cultos, e dar início à obra definitiva, justamente no ano em que se comemora o centenário da Assembleia de Deus no Estado, é realmente uma grande honra“, explica o pastor .
De acordo com o pastor Samuel Câmara, vários estados brasileiros estão mobilizados. Somente do Pará, cerca de mil fieis chegarão em caravanas para o evento. E do Amazonas, mais de 400.
“Será um momento único, com participação de fieis de todos os estados brasileiros. Essa comemoração ficará na história da cidade“, afirma o pastor Samuel Câmara.
Programação Rio-Niterói
A celebração dos 100 anos da Assembleia de Deus começa no dia 19/6 (quarta-feira), às 18h, com uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Rio.
Na quinta-feira (20/6), às 19h, um culto no Templo Histórico, localizado no Campo de São Cristóvão nº338, marcará a abertura oficial das comemorações.
No dia 21/6 (sexta), às 16h, será a vez do evento 'Impacto Humanitário e Batismo', na Vila dos Pescadores da Praia Grande, em Niterói.
No sábado (22/6), às 9h, na Praça XV, no Centro do Rio, acontece a celebração ao ar livre com a reconstituição da chegada de Adolph Gunnar Vingren — um missionário evangelista pentecostal sueco — e sua família à cidade. Ele atuou no início do século XX e fundou, com Daniel Berg, a Assembleia de Deus no Brasil. Logo após, os fieis atravessarão a Baía de Guanabara de barca.
Às 14h do mesmo dia, no Caminho Niemeyer, em Niterói, haverá plenárias da Convenção da Assembleia de Deus no Brasil. E às 18h, também no Caminho Niemeyer, será a inauguração do domo da sede provisória, com a realização de um grande culto de encerramento.
Já o domingo (23/6) será reservado para cultos comemorativos em cada templo da congregação no Estado do Rio de Janeiro.
Projeto do interior da sede definitiva da catedral / Divulgação
A sede provisória
A sede provisória do templo da Assembleia de Deus integra o complexo arquitetônico de Oscar Niemeyer nesta que é a segunda cidade do País com mais obras do arquiteto, atrás apenas do Distrito Federal. O templo definitivo, por sua vez, ficará pronto em cinco anos e será o único no país com a assinatura de Niemeyer. A construção temporária, embora não tenha sido projetada por ele, procura seguir o estilo do mestre, sempre marcado por cúpulas, formas arredondadas e arrojadas.
O domo provisório que será inaugurado no dia 22 de junho tem 30 metros de diâmetro e 15 de altura, foi erguido em estrutura esférica com barras de ferro e tem capacidade para 700 pessoas.
No dia 10 de junho, o prefeito Axel Grael visitou o local, juntamente com o pastor Samuel, para ver de perto a construção da sede temporária e a maquete da catedral, projetada por Niemeyer, que sugere a forma de um crucifixo.
O terreno do templo, uma área de 7.336,07 metros quadrados, foi cedido pela Prefeitura de Niterói por termo de cooperação e através de edital. Os custos da obra serão financiados pela própria congregação da Assembleia de Deus.
Segundo Axel, o projeto da igreja evangélica é um dos mais bonitos deixados pelo arquiteto.
"Somos a segunda cidade com o maior número de obras do Niemeyer e tenho certeza que essa obra vai se tornar tão emblemática quanto as outras. A construção dessa igreja faz parte, inclusive, de um processo de revitalização que engloba todo o Centro de Niterói – afirmou o prefeito na ocasião.
Comments