top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Niterói celebra os 100 anos da Assembleia de Deus no Estado

No próximo sábado, dia 22 de junho, a igreja Assembleia de Deus comemora 100 anos de existência no Estado do Rio de Janeiro. Para marcar a data, os fiéis de Niterói ganharão uma sede provisória que antecederá a construção da Catedral, projetada há 27 anos pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A estrutura em forma de domo será o palco da celebração do centenário da congregação na cidade.

A sede provisória no Caminho Niemeyer / Foto: Claudio Dias / Divulgação

Além de uma reunião, às 14h, com cerca de mil pastores e líderes de igrejas de todo o país e exterior, a partir das 18h será realizado um culto ao ar livre aberto ao público, tendo a paisagem da Baía de Guanabara como cenário. São esperados cerca de 15 mil fiéis, vindos de diferentes estados brasileiros.

Projeto da Sede Provisória pronta / Divulgação

Para o pastor Samuel Câmara, líder das Assembleias de Deus de Belém (PA), além de ser um local de conforto para a congregação, a sede provisória e a catedral farão parte de um projeto histórico e de um patrimônio arquitetônico que incluiu obras visitadas por turistas de diversas partes do país e do mundo.


“Vai ser um grande marco. Hoje, representamos 10% da população brasileira, o que significa quase 25 milhões de pessoas. Então, plantarmos a semente da sede provisória, que já começará a realizar os cultos, e dar início à obra definitiva, justamente no ano em que se comemora o centenário da Assembleia de Deus no Estado, é realmente uma grande honra“, explica o pastor .


De acordo com o pastor Samuel Câmara, vários estados brasileiros estão mobilizados. Somente do Pará, cerca de mil fieis chegarão em caravanas para o evento. E do Amazonas, mais de 400.


“Será um momento único, com participação de fieis de todos os estados brasileiros. Essa comemoração ficará na história da cidade“, afirma o pastor Samuel Câmara.

Programação Rio-Niterói


A celebração dos 100 anos da Assembleia de Deus começa no dia 19/6 (quarta-feira), às 18h, com uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Rio.


Na quinta-feira (20/6), às 19h, um culto no Templo Histórico, localizado no Campo de São Cristóvão nº338, marcará a abertura oficial das comemorações.


No dia 21/6 (sexta), às 16h, será a vez do evento 'Impacto Humanitário e Batismo', na Vila dos Pescadores da Praia Grande, em Niterói.


No sábado (22/6), às 9h, na Praça XV, no Centro do Rio, acontece a celebração ao ar livre com a reconstituição da chegada de Adolph Gunnar Vingren — um missionário evangelista pentecostal sueco — e sua família à cidade. Ele atuou no início do século XX e fundou, com Daniel Berg, a Assembleia de Deus no Brasil. Logo após, os fieis atravessarão a Baía de Guanabara de barca.


Às 14h do mesmo dia, no Caminho Niemeyer, em Niterói, haverá plenárias da Convenção da Assembleia de Deus no Brasil. E às 18h, também no Caminho Niemeyer, será a inauguração do domo da sede provisória, com a realização de um grande culto de encerramento.


Já o domingo (23/6) será reservado para cultos comemorativos em cada templo da congregação no Estado do Rio de Janeiro.


Projeto do interior da sede definitiva da catedral / Divulgação


A sede provisória


A sede provisória do templo da Assembleia de Deus integra o complexo arquitetônico de Oscar Niemeyer nesta que é a segunda cidade do País com mais obras do arquiteto, atrás apenas do Distrito Federal. O templo definitivo, por sua vez, ficará pronto em cinco anos e será o único no país com a assinatura de Niemeyer. A construção temporária, embora não tenha sido projetada por ele, procura seguir o estilo do mestre, sempre marcado por cúpulas, formas arredondadas e arrojadas.


O domo provisório que será inaugurado no dia 22 de junho tem 30 metros de diâmetro e 15 de altura, foi erguido em estrutura esférica com barras de ferro e tem capacidade para 700 pessoas.


No dia 10 de junho, o prefeito Axel Grael visitou o local, juntamente com o pastor Samuel, para ver de perto a construção da sede temporária e a maquete da catedral, projetada por Niemeyer, que sugere a forma de um crucifixo.

O prefeito e o pastor Samuel Câmara visitaram o local e apreciaram a maquete da catedral projetada por Niemeyer / Divulgação

O terreno do templo, uma área de 7.336,07 metros quadrados, foi cedido pela Prefeitura de Niterói por termo de cooperação e através de edital. Os custos da obra serão financiados pela própria congregação da Assembleia de Deus.


Segundo Axel, o projeto da igreja evangélica é um dos mais bonitos deixados pelo arquiteto.


"Somos a segunda cidade com o maior número de obras do Niemeyer e tenho certeza que essa obra vai se tornar tão emblemática quanto as outras. A construção dessa igreja faz parte, inclusive, de um processo de revitalização que engloba todo o Centro de Niterói – afirmou o prefeito na ocasião.

留言


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page