Niterói derrota o fascismo. Rodrigo é eleito prefeito
- Da Redação
- 27 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de out. de 2024

Mais uma vez, Niterói justifica o título, assumido logo após a Revolta da Armada, de Cidade Invicta, aquela que nunca caiu. A capital histórica do estado que lançou as bases do movimento republicano, que fundou o Partido Comunista do Brasil, em 1922, e que não conheceu um governo de direita desde a redemocratização, após a ditadura militar de 1964, mais uma vez assume o seu compromisso com a democracia e derrota a candidatura bolsonarista no segundo turno das eleições municipais.
O candidato do PDT, Rodrigo Neves, herdeiro atual do trabalhismo de Roberto Silveira e Leonel Brizola, derrotou o representante da extrema-direita, Carlos Jordy, no segundo turno das eleições municipais. A capital histórica do Estado do Rio mantém de pé a sua tradição trabalhista e o compromisso com a democracia e a justiça social, derrotando um adversário cujo grupo político lançou mão de estratégias fascistas para tentar chegar ao poder, como a intimidação a partir da ação de grupos arregimentados fora dos limites da cidade.
Às 18h15m a vitória técnica de Rodrigo foi anunciada, com o resultado parcial de 57,08% a favor do candiato do PDT contra 42,92% do seu adversário. O resultado final, com 100% das urnas apuradas, ficou em 57,20% (156.067 votos) para o trabalhista, contra 42,80% (116.796 votos) para o bolsonarista.
Por amor a Niterói
Rodrigo e a vice Isabel Swan (PV) foram eleitos pela coligação 'Por amor a Niterói', formada por PDT, PC doB, PT, PV, Cidadania, PSDB, MDB, União, Solidariedade, Republicanos, AGIR, PRD e PSD. Neste domingo, eles confirmaram nas urnas o resultado de uma campanha propositiva, que mobilizou a população e diferentes setores da sociedade em torno de projetos concretos para uma cidade melhor.
Esta foi a maior votação na trajetória política de Rodrigo Neves, que fará a sua terceira gestão como prefeito de Niterói. Pela primeira vez, a cidade terá uma mulher ocupando o cargo de vice. A participação de Isabel Swan (PV) fortalecerá ainda mais a representatividade feminina no executivo municipal.
Em entrevista à imprensa, mais cedo, Rodrigo disse estar confiante na escolha dos eleitores niteroienses e enfatizou que a população sempre esteve unida ao se sentir ameaçada, referindo-se aos riscos de ter como governante um político de extrema-direita.
O prefeito eleito afirmou que o município avançou bastante nos últimos anos, mas que ainda há muito a ser feito. E garantiu que está pronto para começar a trabalhar e fazer de Niterói a melhor cidade em qualidade de vida do Brasil.
Confira a entrevista de Rodrigo:
Comentarios