Niterói intensifica sanitização e distribui mais máscaras

A Prefeitura de Niterói irá distribuir mais um milhão de máscaras para a população e intensificará o trabalho de sanitização das ruas da cidade. As medidas serão adotadas nos próximos dias e foram anunciadas pelo prefeito Axel Grael em vídeo ao vivo nas redes sociais da Prefeitura, nesta segunda-feira (1). Durante a transmissão, também foi divulgado o calendário de pagamento dos benefícios sociais para o mês de março.

“Algumas cidades do país estão adotando lockdown neste momento, mas este não é o cenário em Niterói. No entanto, é muito importante que a gente esteja atento, tomando todas as ações preventivas, e que a gente esteja preparado caso o mesmo problema que nós estamos vendo em outras partes do país chegue aqui em Niterói”, enfatizou o prefeito, ressaltando a necessidade de a população continuar seguindo os protocolos de segurança, com o distanciamento social, evitando aglomeração, com o uso da máscara e do álcool em gel.

Boletim - A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informa que o município já tem 28.164 pacientes recuperados da Covid-19. Ao todo, a cidade registra 29.352 casos confirmados da doença e 141 pessoas em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Secretaria. Niterói registra 832 óbitos.


5% já vacinados

Nesta 2a feira, 1o, foram vacinados idosos a partir de 84 anos e na 3a será a vez dos de 83 / Bruno Eduardo Alves

Niterói já vacinou mais de 5% de sua população, estimada em 515.317 (2020). Até a última sexta-feira, 25.694 niteroienses já tinham sido imunizados contra a Covid-19. Deste total, 11.467 receberam a segunda dose da vacina. Nesta segunda-feira foram vacinados idosos com mais de 84 anos. Na terça-feira será a vez dos idosos com mais de 83 anos receberem a primeira dose da vacina. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Niterói é vacinar todos os idosos acima de 80 anos até a próxima sexta-feira, dia 5 de março.


A imunização está sendo realizada nas policlínicas da Engenhoca, Barreto, Fonseca, São Lourenço, Vital Brazil, Itaipu e Piratininga, e no drive thru no Campus Gragoatá da UFF. Para receber a primeira dose, os idosos de 84 a 80 anos devem levar um documento de identidade com foto de acordo com o dia destinado a cada idade (confira o calendário abaixo). A entrada nas policlínicas é autorizada das 8h às 16h, com imunização até 17h. A vacinação no drive thru começa sempre às 8h e termina às 17h.


“Ressalto que, para mantermos esse ritmo de vacinação e o calendário anunciado, nós dependemos da disponibilidade de vacinas. Seguimos aguardando que o Ministério da Saúde envie novas remessas. Além disso, é fundamental ressaltar que, embora Niterói se mantenha em uma situação estável em relação à pandemia, ao contrário de outros estados brasileiros, é preciso perseverar no distanciamento, uso de máscaras e nas medidas de higiene e limpeza”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.


A SMS também segue com aplicação da segunda dose da vacina. Quem recebeu a primeira dose deve ficar atento ao que está anotado no cartão de vacinação e comparecer ao mesmo local onde foi a aplicação da primeira dose na data assinalada. Tem que levar o comprovante da primeira dose e um documento de identidade com foto. Profissionais de saúde precisam levar documento de identidade com foto, CPF, registro profissional e comprovante da primeira dose.


Niterói está programando a vacinação contra a Covid-19 de acordo com a quantidade de vacinas repassada pelo Governo do Estado, respeitando os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. A população pode consultar qual grupo está sendo convocado para a imunização nas redes sociais, no site oficial da Prefeitura (http://www.niteroi.rj.gov.br) e pelo número 153.


Idosos acamados - Equipes da Secretaria de Saúde estão vacinando, em domicílio, idosos acamados com mais de 80 anos, que solicitaram o serviço pelo e-mail covid19.acamadosniteroi@gmail.com. A imunização deve ser requisitada a partir do dia que haverá vacinação para a faixa etária do idoso. É preciso informar nome, sexo, data de nascimento, CPF, endereço, condição de saúde e telefone de contato.


Testagem - A partir desta terça-feira (2), os niteroienses poderão realizar o exame, sem sair do carro, no drive thru do campus do Gragoatá da UFF, onde serão realizados exames do tipo sorológico e RT-PCR.


Para fazer a testagem é necessário ser morador de Niterói, acessar o aplicativo “Dados do Bem” e fazer o autoatendimento. O aplicativo é uma parceria da prefeitura com o Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino, sem custo para o Município. O local do teste só poderá ser acessado por meio de carro ou moto. É necessário levar o celular com o voucher (um QR code) gerado pelo aplicativo Dados do Bem e a carteira de identidade. Não haverá atendimento médico no local, nem realização do teste por demanda espontânea. O resultado é enviado ao usuário por meio do aplicativo.


Para esse serviço, o drive thru vai funcionar de segunda a sexta, das 9h às 17h, com agendamento no período das 10h às 16h. E aos sábados, das 8h às 14h, com agendamentos entre 9h e 13h. No domingo o drive thru não funciona.


Benefícios sociais - No próximo dia 8, serão iniciadas as recargas do mês de março dos cartões pré-pagos para os beneficiários dos programas Renda Básica, Busca Ativa e para os Microempreendedores Individuais (MEIs). O calendário de pagamentos começa com o depósito para os MEIs, na próxima segunda-feira (8). No dia 9, será a vez de todas as categorias profissionais do Busca Ativa, como quiosqueiros, catadores de recicláveis, artesãos, vendedores ambulantes cadastrados, pescadores, produtores agroecológicos, jornaleiros, entre outros.

Os beneficiários inscritos no CadÚnico terão a recarga efetuada nos dias 10, 11 e 12. No dia 10, recebem o crédito os inscritos com iniciais do nome de A até F. No dia 11, será a vez daqueles com nomes iniciados pelas letras de G até M. E no dia 12, aqueles com nomes iniciados de N até Z.

As famílias de alunos da rede municipal de ensino não inscritas no CadÚnico terão a recarga efetuada nos dias 13 e 14. De acordo com o cronograma de ordem alfabética, no dia 13 recebem os responsáveis com nomes iniciados pelas letras de A até J. No dia 14, aqueles com a letra inicial do nome de K até Z. No dia 15, será feito o crédito para os taxistas.

A secretária municipal de Fazenda, Marília Ortiz, também divulgou que os depósitos de março para o programa Empresa Cidadã 1 serão efetuados nesta terça-feira (2), para empresas com até 19 funcionários. Na quinta-feira (4) será feito o crédito para o Empresa Cidadã 2, para empresas com até 40 funcionários.

“Com estas medidas conseguimos preservar aproximadamente 12 mil empregos, tendo cerca de 2.800 empresas contempladas com este benefício”, afirmou. “Já o Supera é um programa de crédito para capital de giro e sem juros e que ainda está com inscrição aberta. Basta acessar o site da Secretaria de Fazenda e consultar quais são os requisitos necessários. Temos ainda R$10 milhões no Fundo para que as empresas possam requisitar esse empréstimo”, explicou.

Educação – O secretário de Educação, Vinícius Wu, lembrou que estão sendo implantadas as estratégias de organização de todos os pré-requisitos para a retomada das aulas na rede pública de ensino de Niterói, com a sanitização das escolas, a distribuição de equipamentos de proteção individual e de kits pedagógicos. Este protocolo prevê, ainda, o distanciamento e ações que reduzam o risco de transmissão. Há também um sistema de vigilância epidemiológica da comunidade escolar coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Encerramos no domingo uma consulta pública na qual pais, mães e responsáveis puderam não apenas opinar sobre esse processo de retomada, como também trouxeram informações importantes sobre conectividade dos estudantes durante a pandemia e problemas enfrentados pelos alunos. O resultado desta consulta vai nos auxiliar neste processo. Vamos avaliar se será adotado o modelo híbrido, no qual podemos conciliar o ensino presencial com turmas reduzidas e o ensino online, ou se manteremos o ensino remoto. Essa decisão será tomada considerando as condições sanitárias e a evolução da pandemia até a volta das aulas prevista para o fim de março”, disse Vinícius Wu.

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle