top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Niterói recebe a Escola de Resiliência do Mercocidades

Niterói recebe, de 1º a 3 de outubro, a 8ª edição da Escola de Resiliência da Rede Mercocidades. A iniciativa, uma parceria entre o Programa de Cooperação Sul-Sul de Mercocidades e o R-Cities (Rede Global de Cidades Resilientes), vai trazer representantes de seis países e 23 cidades da América Latina e Central para um treinamento voltado a governos locais. Niterói foi escolhida como cidade-sede pelo trabalho que vem desenvolvendo na agenda da resiliência ao longo dos últimos anos.

Divulgação
Divulgação

De quarta a sexta-feira (3/10), profissionais da Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Honduras, México e Uruguai vão participar da capacitação da Rede Global de Cidades Resilientes. O objetivo é fornecer aos governos locais ferramentas para aprimorar suas estratégias de resiliência, com foco especial em infraestrutura para construir cidades cuidadoras, seguras e resilientes.


Rodrigo Neves, prefeito de Niterói, destacou a importância da escolha do município:


"É uma grande honra para Niterói ser a primeira cidade brasileira a receber a Escola de Resiliência. Esse reconhecimento internacional é resultado do trabalho contínuo que desenvolvemos nos últimos anos para proteger nossa população, investir em prevenção e tornar a cidade cada vez mais preparada diante dos desafios climáticos e ambientais. Queremos compartilhar nossas experiências e também aprender com outras cidades, fortalecendo a cooperação internacional e o compromisso de construir um futuro mais seguro e sustentável."


Além da capacitação, as equipes também farão uma visita técnica ao radar meteorológico de alta precisão da Prefeitura de Niterói. Na cidade, as políticas de resiliência são uma prioridade permanente, o que colocou o município em posição de destaque e vanguarda na agenda. Nos últimos 12 anos, o município investiu mais de R$ 1,7 bilhão em resiliência e prevenção, incluindo equipamentos, tecnologia, capacitação profissional, obras de drenagem, pavimentação e contenção de encostas em todas as regiões da cidade.


A Escola de Resiliência – Criada em 2017, é um espaço de treinamento para governos locais que desejam aprofundar a criação de políticas públicas de resiliência urbana capazes de antecipar e mitigar os riscos e vulnerabilidades a que estão expostas cidades e territórios. Os governos locais têm papel fundamental nesse processo, pois são eles que assumem compromissos, definem objetivos, planejam e executam políticas públicas, programas e investimentos no território.


O Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR), a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (G-Com) também contribuirão na capacitação.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page