Niterói recebe mais 13.590 doses de vacinas


Idoso é vacinado dentro do carro em sistema de drive thru / Douglas Macedo

Niterói recebeu, nesta terça-feira (02), nova remessa de vacinas para imunização contra Covid-19. Foram entregues 1.700 doses da Coronavac e 270 da AstraZeneca, além das 11.620 vacinas da Coronavac para a aplicação da segunda dose do grupo de profissionais de saúde já vacinados. Nesta terça-feira (02), a Prefeitura deu continuidade à vacinação em idosos com mais de 90 anos. Nesta quarta-feira (03), será a vez dos acamados acima de 90 anos.


A administração municipal utilizou o critério da vulnerabilidade dos idosos acima de 90 anos para modificar o calendário de vacinação, antes previsto voltado para os demais profissionais de saúde que não estão na linha de frente e não são do grupo de risco.


Marcelino José de Souza, de 93 anos, foi um dos vacinados nesta terça na Policlínica Regional de Itaipu. O filho dele, Flávio de Souza, falou sobre a emoção de levar o pai para a imunização contra a doença.


“É um sentimento de alívio grande, esperamos com muita ansiedade pela vacina. Meu pai não saía de casa há 10 meses. Também ficamos felizes com o atendimento, o processo de apresentar a documentação foi rápido, logo em seguida ele recebeu a vacina dentro do carro, por ter dificuldades de locomoção. Estamos agora na expectativa de vacinar a minha mãe dentro das próximas semanas”, relatou.


O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, falou sobre o atendimento à população e lembrou que para acamados com mais de 90 anos, o agendamento deve ser feito através do e-mail covid19.acamadosniteroi@gmail.com, com nome, sexo, data de nascimento, CPF, endereço, condição de saúde e telefone de contato. Ele ainda explicou que não haverá vacinação nos postos amanhã e que idosos acima de 90 anos que ainda não se vacinaram terão outra oportunidade na semana que vem.


“Nesta terça-feira continuamos a vacinação dos idosos a partir dos 90 anos, com movimento nas unidades tranquilo durante todo o dia. O município possui equipes qualificadas e experientes que fizeram o acolhimento da população assegurando a imunização de forma rápida, ágil e segura. Amanhã iniciaremos a vacinação dos acamados”, pontuou.


Compra de vacinas - A Prefeitura de Niterói entende que vacinar a população é prioridade. Por isso, inclusive, reforçou ao Instituto Butantan a intenção de adquirir imediatamente 1,1 milhão de doses. Como até agora a compra não foi possível, o município precisa aguardar a chegada de doses e fazer a imunização da população por etapas, sempre do grupo mais vulnerável para o menos vulnerável.


Niterói participou de testes da vacina - O esforço para a imunização em Niterói começou com o ex-prefeito Rodrigo Neves, que, em agosto, autorizou os testes com a CoronaVac na cidade e, em dezembro do ano passado, chegou a assinar com o Instituto Butantan, em São Paulo, um memorando para o fornecimento de 1,1 milhão de doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto, para Niterói. A quantidade seria suficiente para imunizar toda a população da cidade de mais de 500 mil habitantes, mas o Ministério da Saúde adquiriu toda a produção do Butantan. Com isso, Niterói entrou no Programa Nacional de Vacinação.

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

1/3
300x250px - para veicular a partir do di
Leia também: